DITADURA/DITAMOLE!!

Um excelente artigo do conhecido sociólogo Boaventura Santos sobre a situação actual e a ditadura dos chamados "mercados"Ver

BASE-FUT COMEMORA 36º ANIVERSÁRIO!

A Base-Frente Unitária de Trabalhadores vai comemorar o seu 36º Aniversário nos próximos dias 06 e 07 de Novembro nas instalações do INATEL da Costa de Caparica.O local é precisamente o mesmo onde a BASE-FUT realizou em Novembro de 1974 o seu primeiro Plenário de Militantes, logo a seguir à Revolução do 25 de Abril de 1974.
Do Programa consta uma conferecia a realizar no sábado pelas 15 horas sobre «Cidadania na inovação social e na acção política» estando convidados como animadores da mesma Mário Murteira, economista,Diana Andriga, jornalista e Bruno Morais Cabral dirigente dos movimentos de trabalhadores precários e trabalhador do sector do cinema.
No mesmo dia à noite haverá uma homenagem ao sindicalismo autónomo e aos sindicalistas da BASE-FUT.
No Domingo está prevista uma viagem cultural na margem sul com almoço de aniversário.

ANIVERSÁRIO DO «MOINHO DA JUVENTUDE»


A Associação «Moinho da Juventude »vai realizar, no próximo dia 01 de Novembro e no âmbito do Ano Europeu de Combate á Pobreza» uma conferencia europeia sobre pobreza e exclusão social.A inscrição é gratuita!

O «Moinho da Juventude» , que no mesmo dia faz mais um aniversário, é uma das associações portuguesas que tem larga experiencia de trabalho em bairros periféricos das grandes cidades e com populações que fazem o seu caminho de emancipação social!

Ao Moinho e seus animadores/as as nossas saudações e felicitações!

CFTL DEBATE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!

O Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL) vai debater, amanhã sábado, em Rio Tinto, em colóquio «a educação ambiental e desenvolvimento sustentável» e numa parceria com outras associações e movimentos com destaque para o Centro Social de Soutelo e o Movimento de defesa de Rio Tinto.
O debate, que vai ter a participação da Lipor conta ainda com o apoio de vários animadores e dirigentes associativos vindos de outras regiões do país.

EXECUTIVA DA BASE-FUT REÚNE NO PORTO

A Comissão Executiva Nacional da BASE-FUT vai reunir no próximo dia 24 na sua sede regional da cidade do Porto para análise da situação social e política, com particular destaque para a greve geral já convocada pela CGTP e UGT para o dia 24 de Novembro.
Em cima da mesa estarão outros assuntos, nomeadamente o Plano de Acção para 2011 e a preparação do 36º Aniversário da BASE-FUT a comemorar no dia 06 de Novembro nas instalações do INATEL da Costa de Caparica, precisamente o local onde esta organização nasceu em 1974.

INOVAÇÃO SOCIAL E ACÇÃO POLÍTICA!


A BASE-FUT das BEIRAS organiza um Colóquio sobre«inovação e acção política» em Tortosendo (Covilhã) no dia 16 de Outubro.

O debate será centrado sobre o sistema democrático e as formas de participação dos cidadãos bem como sobre o lugar do trabalho na sociedade actual e as formas de organização dos trabalhadores.

O Colóquio insere-se num conjunto de sessões a realizar por todo o país com vista a redefinir o projecto político e social da BASE-FUT.

CRISE TRAZ NO VENTRE DEGRADAÇÃO DO TRABALHO!


A actual crise económica e social , na qual os trabalhadores não têm responsabilidade, para além de estar a gerar um desemprego inaceitável, está também a degradar a qualidade do trabalho como nunca aconteceu nas últimas décadas do capitalismo.Esta foi uma das constatações do Encontro alargado da Comissão para os Assuntos do Trabalho (CAT) da BASE-FUT,que decorreu ontem, dia 09 no Centro de Formação e Tempos Livres, em Coimbra.

A degradação da qualidade do trabalho significa degradação da vida individual familiar e social dos trabalhadores bem como da sua saúde física e mental e está em grande medida relacionada com as novas formas de organização do trabalho, nomeadamente os ritmos de trabalho, desregulação dos horários de trabalho, baixas remunerações do pessoal não qualificado e assédio moral.As novas formas de organização obedecem em geral a estratégias de lucros a curto prazo e competitividade a qualquer preço.

Constata-se no entanto que existem empresas onde há satisfação no trabalho embora exista desregulação dos horários mais ou menos imposta, pressão e stress.

Perante as dificuldades e fragilidades detectadas nas empresas é hoje mais do que nunca necessário um sindicalismo eficaz, autónomo e independente, bem como uma inspecção do trabalho mais actuante e próxima dos trabalhadores!

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E CRISE!


A Comissão para os Assuntos do Trabalho da BASE-FUT vai realizar no próximo dia 09 do corrente mês de Outubro, em Coimbra (CFTL) um Encontro alargado sobre as novas formas de organização do trabalho em contexto da crise económica e social.

O Encontro tem como primeiro painél os tetemunhos de vários trabalhadores de vários sectores e de várias idades.Seguem-se outros tetsemunhos dos participantes e o debate para, num segundo painél, se efectuar uma sintese das principais ideias.

Uma das preocupações principais é analisar até que ponto as novas formas de organização do trabalho enfraquecem os colectivos de trabalhadores, nomeadamente as organizações sindicais, fragilizando assim a relação de trabalho e a contratação colectiva!

A ESPERANÇA DA REPÚBLICA!


Portugal com a Revolução de 1910 instaurou umas das primeiras repúblicas modernas da Europa e do mundo.Foi a emergência de uma nova época-Liberdade-Igualdade-Fraternidade!O Movimento Operário, que então crescia e amadurecia, foi um dos grandes actores da República.Mas esta foi madrasta para os trabalhadores e para o movimento sindical que se radicalizava devido a vários factores económicos e políticos, com destaque para a primeira grande guerra mundial, a carestia de vida que provocou fome, doenças e miséria nas cidades e campos.

Eis os mais importantes factos do Movimento Operário português até 1910:

1839-Surge a Associação dos Artistas Lisbonenses Surgem outras associações de socorros mútuos.

1850-Publica-se o Eco dos Operários dirigido por Sousa Brandão

1852- Organiza-se o Centro Promotor dos Melhoramentos das classes laboriosas.Este Centro reune vários dirigentes e animadores sociais como José Fontana,Antero de Quental, Oliveira Martins Nobre França e Azvedo Gneco grandes animadores das primeiras ideias socialistas em Portugal .

1871: A Federação dos Trabalhadores Espanhóis, secção da Internacional mandou três dos seus membros para Lisboa com medo de perseguições em Espanha Eram os dirigentes Mora,Morago e Lorenzo que se relacionaram com o Centro Promotor e com José Fontana.

José Fontana à margem do Centro Promotor organiza a Fraternidade Operária.O Movimento socialista tem aqui um grande incremento.


!872- Surge a Associação Protectora do Trabalho Nacional.Nesta altura a Comuna de Paris irradia as ideias socialistas.

Congresso de Haia.Luta entre a tendencia marxista e libertária.Paulo Lefargue representa Portugal no Congresso.

1873- A Fraternidade Operária e a Associação Protectora do Trabalho Nacional criam a Associação dos Trabalhadores da Região Portuguesa (Lisboa e Porto) de carácter federalista.

1875: é criado o Partido Socialista que detém influencia no movimento operário.

1895: Realiza-se o Congresso de Tomar.Ainda se preconiza a direcção do movimento operário pelo PS.

1897: Revolta republicana no Porto.

1901: Congresso Galaico Português em TUY (galiza).Partido Republicano ganha influencia na sociedade portuguesa.

1903-1906: Intensa actividade anarquista nas associações operárias.O PS perde influencia nos trabalhadores.

1908:Regicídio. Cria-se em Lisboa o diário sindicalista «A GREVE» tendo como director Alexandre Vieira.

1909: Partido Socialista convoca congressos das associações de trabalhadores no Porto e Lisboa procurando antecipar-se a uma convocatória dos anarquistas.Uma parte dos sindicalistas não quer que nestes congressos participem organizações políticas.São os partidários da independencia sindical (Sindicalismo Revolucionário) que abandonam o congresso e vão reunir na União da Construção Civil.Resolvem Convocar outro Congresso-O Congresso Sindical e Cooperativista.

1910: Proclamação da República.IIº Congresso sindicalista.debate-se a hipótese de construir uma confederação.Assassinato de dois grevistas pela recém criada GNR.Várias prisões de sindicalistas e uma greve geral em Almada, Barreiro e Setúbal.São criados vários jornais operários.



CGTP COM 40 ANOS!


No início era a Intersindical e foi uma esperança para os trabalhadores portugueses que viviam na ditadura económica e política!Mais tarde com a Revolução juntou a CGT (de memória anarquista)+P e deu CGTP.

Teve um papel único nos avanços e conquistas de direitos para todos nós, direitos que os trabalhadores da europa democrática já usufruiam!

Hoje faz 4o anos!Merece parabéns!É a maior organização social de Portugal e não pertence a este ou aquele partido ou igreja!É dos trabalhadores portugueses!