EXPLORAÇÃO NOS ESTADOS DO GOLFO!



Uma massa enorme de trabalhadores pode vir a ser explorada na construção de infra-estruturas para o mundial de futebol de 2022 no Qatar-declara a Secretária -Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI).


Esta Confederação publica hoje em Bruxelas um novo relatório multimédia que revela o preço humano da enorme força de trabalho migrante nos estados do Golfo de Qatar e Emiratos Árabes Unidos.Ver

TEMPO PARA O TRABALHO E PARA A FAMÍLIA!


A LOC/MTC Movimento de Trabalhadores Cristãos vai realizar de 9 a 12 de Junho, em Torres Novas, um seminário Internacional subordinado ao tema«Tempo para o trabalho e para a família»

O evento ,que tem o apoio da Comissão Europeia e do EZA (Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores), vai ter entre os conferencistas o sociólogo e Prof. Elísio Estanque da Universidade de Coimbra e Alexandre Dias ,Técnico de Formação na Confederação Europeia de Sindicatos, para além de outros especialistas da Espanha,Alemanha e República Checa.

O seminário pretende aprofundar as consequências dos novos modelos de horários de trabalho numa sociedade marcada pelo desemprego, precariedade laboral e desvalorização dos laços familiares.
Historicamente os horários de trabalho e, em particular o trabalho ao Domingo mereceram sempre especial atenção dos trabalhadores católicos.
A BASE-FUT participará no seminário, nomeadamente com João Paulo Branco, Coordenador Nacional.

CONGRESSO DA CES PEDE NOVA ORIENTAÇÃO DE POLÍTICA!



O Congresso da Confederação Europeia de Sindicato( CES) que teve lugar de 16 a 19 deste mês,pede uma nova orientação política aos ministros das finanças da União Europeia.


Numa Resolução de urgência a Confederação apela a uma mudança de políticas económicas e sociais na União Europeia.O problema é saber se a CES tem força para ir além dos pedidos!Os documentos saídos do Congresso ilustram bem o impasse a chegaram os sindicatos europeus perante a deriva europeia que nos vai levar , se não for travada, ao liberalismo puro e duro!


O Congresso elegeu , entretanto,a nova Direcção da CES , cuja Secretária Geral é uma mulher!VER

POESIA E TERTÚLIA!



A BASE-FUT do Porto vai organizar no próximo dia 20 de Maio, sexta-feira, pelas 21,30 horas, uma tertúlia em que o prato forte será a poesia.A iniciativa terá lugar na sede regional daquela Organização na Rua Passos Manuel, 2009, 1º-Porto.


Poesia para animar o momento presente e aproximar os militantes e amigos num momento social e político muito difícil.

Uma forma criativa de juntar as pessoas, muitas delas fartas da verborreia política da pré- campanha eleitoral!


Não podemos , todavia, virar costas ao debate politico que decorre no país, pese o seu nível deixar muito a desejar!

MANIFESTA 2011-FESTA DO ASSOCIATIVISMO!



Está em marcha a preparação da MANIFESTA 2011-VIII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local a realizar em Montalegre de 7 a 10 de Julho, da responsabilidade da Animar e ADRAT-Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega tendo o apoio da Câmara Municipal daquela cidade e do Ecomuseu do Barroso!


A Manifesta tem uma longa tradição e é a mais importante manifestação cultural organizada em Portugal pelas Associações de Desenvolvimento local.Mais do que uma manifestação é a expressão de um movimento associativo de base com apoios diversos e parcerias estratégicas com os municípios portugueses!


O local deste ano é magnífico e merece a visita de todos os militantes associativos e a participação das associações portuguesas!VER

LEI CONTRA A PRECARIEDADE!



A «lei contra a precariedade» é uma iniciativa legislativa que será subscrita por mais de 35.000 cidadãos eleitores e votada na Assembleia da República.


O objectivo é combater a precariedade em três das suas vertentes mais comuns e injustas:os falsos recibos verdes,a contratação a prazo e o trabalho temporário.Neste momento existe um amplo movimento de luta contra a precariedade em Portugal que envolve muita gente e está a ganhar uma importante e original dinamica social!


A precariedade empobrece, promove a desigualdade social, bloqueia a vida dos mais jovens e afecta a saúde física e psiquica do trabalhador.Ver bolgue

SINDICATOS LATINO-AMERICANOS COM CGTP



A Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul da América Latina, reunida no Paraguai ,enviou uma mensagem de apoio a Portugal e á luta da CGTP por «políticas alternativas que se centrem nas pessoas, nos seus sonhos e justas aspirações» e que permitam uma justa saída da crise.


A Coordenadora é constituída por organizações sindicais do Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e argentina.Ver mensagem

BASE-FUT DE LISBOA DEBATE ELEIÇÕES EM JUNHO



A BASE-FUT de Lisboa vai organizar a 21 de Maio, um debate na sede nacional, Rua Maria, nº 15 em Lisboa, sobre as próximas eleições legislativas.Um debate que se pretende participado , um acto de cidadania!Participa.


O quadro destas eleições é claramente condicionado pelo memorando da Troika (FMI,CE e BCE) que foi assinado pelo PS, CDS e PSD sobre a dívida portuguesa.Esse memorando irá condicionar a governação dos próximos anos.Que significado tem este acontecimento para a nossa democracia e para o futuro do país?Como vamos viver nos próximos tempos?Que papel devem ter as organizações de trabalhadores ?

O 12º CONGRESSO DA CES EM ATENAS!



A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) vai realizar o seu 12º Congresso de 16 a 19 de Maio na cidade de Atenas, Grecia.


O Congresso reune mais de 1000 delegados oriundos de 36 países e representando 83 organizações sindicais europeias!Vão ser debatidos vários documentos com destaque para o Relatório e Programa a realizar até 2015.


Neste Congresso vão ser realizadas eleições do novo secretariado, do Presidente, Ignacio Fernadez Toxo e da nova Secretária Geral, Bernardette Ségol.


A CGTP e a UGT portuguesas enviaram uma delegação ao Congresso dado que são organizações filiadas na CES.


Este Congresso é realizado num dos piores momentos da curta história da União Europeia e da CES.Apesar disso não se vislumbram mudanças substanciais na estratégia sindical da CES!



PRIMEIRO DE MAIO PARA AQUECER!


A CGTP e UGT comemoraram o 1º de Maio em várias localidades do País com destaque para Lisboa onde mais uma vez cada uma das centrais esteve com o seu público.A UGT na Avenida Liberdade-Rossio e a CGTP no Martin Moniz na Alameda!Menos gente este ano apesar das ameaças que pairam sobre o mundo laboral!

A CGTP prepara entretanto uma grande manifestação nacional para o dia 19 de Maio que será certamente maior que este 1º de Maio.

Carvalho da Silva, secretário Geral da CGTP fez uma boa intervenção avisando que se pode estar a preparar um golpe contra a Constituição, sendo necessário estar atento ao acordo que a troika (BCE,FMI e CE) quer fazer com o Governo/PS e com os partidos da direita portuguesa!

Carvalho da Silva denunciou também o facto dos grandes supermercados(Sonae e Pingo doce) obrigarem os trabalhadores a trabalhar no 1º de Maio.
Apesar da crise em que estamos envolvidos as centrais sindicais não deram qualquer passo para um Maio conjunto!