PRIMEIRO DE MAIO- FLASH HISTÓRICO

"Celebra hoje em todo o mundo o operariado organizado o 1º de Maio, cumprindo assim as deliberações do Congresso de Paris, em 1989 e afirmando a sua solidariedade de ideias e conformidades de reclamações a reivindicar à sociedade capitalista.
Em toda a parte se ergue o mesmo brado, porque o regime burguês em toda a parte se afirma, criando as mesmas desigualdades económico-sociais.As aspirações dos operários ingleses, franceses, alemães, italianos ou portugueses são as mesmas.O capital tanto esmaga o trabalho ao norte como ao sul do universo.

O 1º de Maio é um dia de protesto e de revolta.As suas tradições são revolucionárias, sendo necessário mesmo que se conservem integras essas gloriosas tradições para que o 1º de Maio não descambe numa simples e festiva manifestação platónica.
Na hora em que toda a Europa se agita debaixo de um vulcão de ameaças de guerra é necessário que o operariado organizado e os militantes socialistas afirmem também a sua acção, pugnando pelos seus direitos e opondo-se à guerra, recorrendo a todos os meios de luta ainda os mais enérgicos e violentos....
Nada há a esperar dos regimes burgueses.Os governos da República faliram.Os seus homens públicos atraiçoaram todos os seus compromissos e rasgaram e calcaram aos pés o programa democrático.Vivemos no regime do arbítrio.A vida cada vez mais está cada vez mais cara, o operariado cada vez mais sacrificado aos interesses dos bandos partidários, que para aí chafurdam no lamaçal político...
O operariado portugues precisa integrar-se no grande movimento social que por todo o mundo se vai realizando dia a dia.Abandone de uma vez para sempre os políticos do ofício e entre na organização internacional socialista, para auxiliar a grande obra da demolição do regime burgues.É para essa grande tarefa que em todo o mundo hoje o operariado organizado economica e politicamente se manifesta.O 1º de Maio não tem outro objectivo.

Operários! Correi ao comício que o Partido Socialista Português realiza em prol dos vossos direitos e das vossa reivindicações......"

A Batalha Socialista, nº3, Lisboa, 1 de Maio de 1913

Nota. Este saboroso documento serve para uma boa reflexão e até debate político!Boa Boa , essa dos operários a correrem ao comício do Partido Socialista!


Sem comentários: