BASE-FUT:SÃO TRINTA E QUATRO ANOS COM OS TRABALHADORES!




Constituída em Novembro de 1974, a BASE – Frente Unitária de Trabalhadores, comemorou no passado fim-de-semana, em Seia, o seu trigésimo quarto aniversário. O encontro reuniu cerca de 75 militantes e simpatizantes, vindos de todas as regiões do país, que para além de um testemunho de cada região sobre o percurso de intervenção da BASE, participaram em dois Fóruns subordinados às temáticas da “Educação e Cultura, como motores de desenvolvimento” e “As solidariedades do interior ao Global”.

Criada logo após o 25 de Abril, por militantes oriundos da Acção Católica, a BASE-FUT, definiu-se como Movimento Politico de base e tem resistido à erosão dos tempos, das modas e das politicas convencionais, assumindo-se com o mesmo vigor como uma organização de base que não procura o poder, mas exercita as pessoas e os cidadãos para assumirem o poder da participação, da cidadania e da intervenção social nos vários domínios.

Num apelo constante à democracia participada, a actividade da Base FUT concomitante aos 34 anos na Democracia Portuguesa, destaca-se repleta de iniciativas que assentam em parcerias com um leque diversificado de organizações. Desde escolas, a autarquias, associações ecologistas, sindicatos, cooperativas, IPSS, ONG. Assim como no plano Internacional, com organizações como a ex-CMT – Confederação Mundial do Trabalho, de quem foi representante em Portugal; ao Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos; Culture e Liberte e a recentemente criada CIS – Confederação Internacional Sindical, EZA, entre outros.

Centrada na reflexão social e na formação, criou em 1982 o Centro de Formação e Tempos Livres, em Coimbra. Um equipamento social com 17 quartos, salas de reuniões, refeitório e camaratas, para apoio à formação e actividades de Tempos Livres de grupos. Gerido por uma entidade própria que desenvolve parcerias e inúmeros projectos de desenvolvimento, com associações particulares e entidades publicas.

No encontro deste fim-de-semana em Seia, os representantes das regiões onde a BASE tem trabalho organizado, fizeram um testemunho do percurso e intervenção nas suas regiões. Ao mesmo tempo tiveram lugar dois Fóruns: Um subordinado ao tema “A educação e a cultura como motores das transformações sociais – Contributo para um desenvolvimento sustentável”, animado pelo Dr. Alberto Martinho, sociólogo e Professor Universitário; e outro sobre o tema “Construir solidariedades do interior ao global - (Re)conhecer experiências, valorizar e desenvolver”, que teve como animador o Dr. António Cardoso Ferreira, Médico e Dirigente Associativo. Os quais foram complementados com testemunhos de experiências e reflexões sobre estas temáticas em várias regiões.
A actividade do fim-de-semana proporcionou ainda, um re-conhecimento da Região da Serra da Estrela, com visita a vários pontos históricos da Serra e ao CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, equipamento propriedade do Município de Seia, caracterizado por ser uma aposta no Ambiente e no conhecimento cientifico.

Sem comentários: