SEMINÁRIO INTERNACIONAL- catástrofe em Gaza!

Dia 14 de FEV. pelas 15 Horas-Hotel Holidayinn
Caras e caros Amigos(as)

Estive, recentemente, no Fórum Social Mundial, em Belém (Pará). Para além da crise mundial, este Fórum foi marcado pela situação da Palestina. Tive oportunidade de contactar com palestinianos no exílio e com membros de organizações não governamentais que actuam no médio oriente. Estou profundamente chocada com o que se está a passar. Trata-se de um autêntico genocídio, cínico, programado e atroz do povo palestino, por parte de Israel. O que se passa é inenarrável, podem crer.

Não podemos fazer de conta que este é mais um conflito, como outro qualquer que, infelizmente, ocorre no mundo, independentemente da nossa boa vontade. Só para dar um exemplo: logo após o que chamaram de cessar fogo, os israelitas bombardearam parte de Gaza com fósforo e urano, que provocou queimaduras horríveis nas pessoas atingidas (centenas, entre as quais estavam várias crianças), que provocaram buracos até aos ossos.

Um médico sueco, de uma organização não governamental, disse que jamais poderia imaginar ver tal coisa. Isto para não falar nos mais de 1500 palestinianos mortos, dos quais 2/3 são mulheres e crianças e os milhares de feridos. Para não falar na falta de tudo, incluindo de electricidade e gás, porque os israelitas cortaram e bombardearam condutas e depósitos. Para não falar na falta de alimentos e de outros bens de primeira necessidade, como medicamentos e alimentos. Isto tudo passa-se num país cercado por uma muralha que apriosiona um povo, na sua própria terra. Terra que não tem nada, só dor, sofrimento e revolta.

Por uma questão de consciência, não pude deixar de vos enviar esta nota, a propósito deste Seminário Internacional que vai acontecer em Lisboa, no dia 14. Temos de multiplicar vozes contra estas atrocidades que continuam a ser disfarçadas nas notícias e na informação oficial. Isto é mais do que uma questão política, é uma questão humanitária de uma imensa gravidade.Um abraço

Manuela Silva

Sem comentários: