CASO VITAL MOREIRA :POSIÇÃO DA CORRENTE SINDICAL "UNIDADE E AUTONOMIA"



A propósito do incidente durante as comemorações
1º de Maio passado:

1. Durante as comemorações do 1º de Maio, da CGTP-IN, uma delegação do Partido Socialista integrando Vital Moreira, foi cordialmente recebida na cabeça da manifestação.

2. Já durante essa recepção da direcção da central se ouviram alguns inadequados impropérios, mas, pior, durante a retirada da delegação do PS verificaram-se agressões físicas e verbais, comportamentos absolutamente condenáveis e expressão duma intolerância não aceitável em democracia e impróprios num acto duma central sindical que se quer unitária e espaço de convivência e convergência da pluralidade dos trabalhadores.


3. Desse comportamento, aliás, só podem resultar prejuízos para a própria central sindical, até pela exploração mediática e emocional que permite, desviando a atenção do essencial dos problemas e das propostas sindicais.


4. A Corrente Sindical Autonomia e Unidade da CGTP-IN, para além de condenar veementemente tais actos, entende congratular-se com o pedido de desculpas nos exactos termos em que o Secretário-Geral o apresentou publicamente.

5. Reconhece-se naturalmente a total liberdade de escolha de quem componha as delegações, nomeadamente do PS, mas toda a envolvente e contexto sociopolítico recomendaria escolhas prudentes.

6. A exploração política do incidente parece conter excessos e aproveitamentos políticos que a Corrente Sindical Autonomia e Unidade também considera inaceitáveis.

7. É preciso valorizar os sindicatos, dignificar os trabalhadores, promover a participação, favorecer as reivindicações organizadas; o movimento sindical é um natural espaço de expressão das dificuldades, dos desesperos, das agonias do dia-a-dia; ninguém ganha em favorecer a marginalização da contestação social – desenquadrada e inorgânica torna-se facilmente uma ameaça social.

Lx.1º de Maio. 2009 – 22h30
Em nome da CS UNIDADE E AUTONOMIA


Ulisses Garrido

Sem comentários: