LOC/MTC:Trabalhadores estão a pagar elevado custo!


Equipa Nacional da LOC/MTC emitiu um comunicado sobre a situação dos trabalhadores portugueses que merece leitura atenta:

"Os trabalhadores estão a pagar um elevado custo por esta situação. O desemprego ou o medo de perder o posto de trabalho; a precariedade de novos vínculos laborais, onde predominam baixos salários, horários longos e ritmos acelerados; a execução da actividade profissional sem relações de sociabilidade; e outras realidades vividas no mundo do trabalho são responsáveis por sentimentos de angústia, de descrédito e de indiferença por parte dos trabalhadores, mas que também tem feito aumentar o número de doentes de foro psiquiátrico.

A crise de emprego, caso não sejam tomadas medidas urgentes pelos governos, poderá manter-se por mais seis a oito anos, segundo dados apresentados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no seu Congresso realizado este mês.

Preocupa-nos por outro lado que situações de possíveis ilegalidades ou mesmo de corrupção aparecem perante a opinião pública como actos sem impunidade. Referimo-nos por exemplo a tantos casos de encerramentos de empresas por gestões danosas ou mesmo algumas aplicações de lay-off onde transparece essa ideia, mas que por falta de cumprimento dos poderes reguladores ou pela morosidade da justiça não se chegue a qualquer conclusão.

Estas situações têm contribuído para o contínuo alheamento político dos cidadãos, como se verificou no último acto eleitoral para o Parlamento Europeu, e cujos resultados finais deixam alguma apreensão sobre a aplicação dos direitos sociais e da cultura de acolhimento europeia aos imigrantes. Preocupa-nos, igualmente, o défice de participação nas estruturas sindicais e outras associações culturais e recreativas.

A credibilidade da política passa pela explicitação e transparência nas decisões e obras a realizar, pelo debate alargado de ideias e pela implementação de medidas que privilegiem a qualidade de vida dos cidadãos e o bem comum. É premente também a educação e sensibilidade para o exercício da cidadania, onde direitos e deveres dos cidadãos sejam assimilados por cada um e respeitados por todos.

Um novo desenvolvimento económico que assegure o direito ao trabalho para todos mediante as capacidades de cada um e que contribua para uma sociedade mais equitativa e sustentável, está longe de ser aplicado pelos governos actuais.

É urgente, pois, recuperar a fé na Utopia, na Esperança de que podemos transformar as coisas de acordo com o projecto de Jesus Cristo, pois ao fim e ao cabo, é Ele quem salva, e o projecto em que acreditamos é um projecto de um valor imenso para todos os homens e mulheres. Ponhamos nesta verdade toda a nossa presença, toda a nossa vontade, todos os nossos sentidos, tudo o que temos de melhor.

Nesta reunião foi decidida a realização do XIV Congresso Nacional para 12 e 13 de Junho de 2010, em Aveiro.

A LOC/MTC irá realizar um Seminário Internacional em Janeiro do próximo ano, na cidade de Guimarães, contando com o apoio do EZA – Centro Europeu de Apoio à Formação dos Trabalhadores, com o tema “Pobre apesar do Trabalho. Sugestões de acções para as organizações de trabalhadores no combate à pobreza, aos baixos salários e à precarização do trabalho”.

Sem comentários: