PREOCUPAÇÕES COM A UNIÃO EUROPEIA!


Preocupação com os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, dado que em alguns países houve um reforço da direita e até da extrema direita a par de uma grande abstenção-Esta foi uma das conclusões da análise política efectuada na reunião da Comissão Executiva da Base-FUT realizada hoje na sede Nacional em Lisboa.

Espera-se um PE e uma Comissão Europeia na mesma linha do mandato passado, ou seja aplicando políticas salariais restritivas, aplicação da flexisegurança e fragilização dos direitos sociais conquistados pelos sindicatos europeus.O PE apesar da sua constituição tem sido, no entanto, uma barreira a uma maior fragilização da Europa Social.

Ao nível nacional constatou-se que o PS foi castigado por muitos eleitores inicialmente afectos e que pouco a pouco foram ficando críticos das políticas do Governo de Sócrates em particular largos sectores das classes médias assalariadas do Estado (porofessores, funcionários públicos) e trabalhadores que foram ficando no desemprego com a crise).
Não é líquido, porém, que nas eleições legislativas o eleitorado tenha o mesmo sentido de voto.À direita e à esquerda , no entanto, o grande objectivo dos partidos e de muitos eleitores é impedir uma maioria absoluta a qualquer partido.Ter apenas este objectivo no horizonte, pelo menos no que respeita à esquerda é bem demonstrativo da situação política de fragilidade em que estamos!Se nada mudar de mais substancial as vitórias da esquerda continuam a ser vitórias de pirro!
Na reunião foram ainda abordados diversos assuntos relativos `a vida da Base-FUT nomeadamente à necessidade de reforçar o trabalho e cooperação com organizações de imigrantes a nível nacional e internacional.Decidiu-se também avançar com um seminário internacional sobre esta temática e criar um grupo internacional de estudo sobre a qualidade do trabalho num contexto de crise.
Foi ainda esboçado o Programa político e cultural para o 35º Aniversário da Base a festejar em COIMBRA a 7/8 de Novembro.

Sem comentários: