CENTRO DE FORMAÇÃO E TEMPOS LIVRES.Breve história (I)


Frequentemente aparece neste blogue referencias a actividades do Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL).Em três ou quatro blocos não muito extensos vamos fazer uma pequena história desta Associação que é o centro de formação da Base-FUT.

A criação de um Centro de Formação começa a germinar em finais de 1980.A ideia original é do militante da Base-FUT da Região de Coimbra/Centro, Fernando Domingues que regressara a Portugal após ter sido emigrado durante anos em França onde trabalhou na construção civil e foi permanente sindical da Confederação Francesa Democrática do Trabalho- CFDT(Central Sindical).

Nas conversações preliminares havidas entre o referido militante e a Comissão Executiva da Base-FUT a ideia foi acolhida com interesse dado a mesma se inscrever nos princípios e objectivos da acção formativa desenvolvida pelo CCO(Centro de Cultura Operária) tendo-lhe sido pedido a formalização de uma Proposta.

Em 10 de Maio de 1981 é formalizada e discutida a Proposta apresentada à Comissão Coordenadora Nacional o órgão máximo de decisão da Base-FUT entre Plenários Nacionais.

O Projecto Inicial

Formalmente o Projecto arranca com duas componentes:uma de carácter comercial, o Bar-Restaurante que além da criação de postos de trabalho tinha por objecto financiar a segunda componente, esta sem fins lucrativos, constituída pelo Bloco Residencial e Sala de Reuniões que seria mais tarde completada com um Refeitório, um mini-ginásio e uma sala polivalente.
O centro instala-se na Freguesia de Casal de Lobo, junto à Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra, onde o companheiro Fernando Domingues, já tinha adquirido umas parcelas de terreno.
O projecto não se ficou pelas belas ideias e avançou a grande velocidade o que viria a gerar situações problemáticas a nível humano, financeiro e organizativo.
Iniciou-se então um processo desgastante onde emergiram concepções diferentes e divergentes para o Projecto entre o Fernando Domingues por um lado e a Base-FUT por outro, sendo necessário «separar as águas» e pôr termo a esta parceria inicialmente acordada. (continua)

Nota: Esta informação seguirá em geral o texto de Fernando Abreu, um dos fundadores do CFTL, no Livro «30 anos da Base-FUT»

Sem comentários: