Quase 500 pessoas já morreram e 54.000 famílias estão em perigo de morrer de fome na Guatemala devido a uma enorme seca.
O Presidente daquele País declarou o estado de emergência para enfrentar a severa crise alimentar que afecta milhares de famílias.O Presidente diz que não há falta de alimentos, mas as pessoas não possuem recursos financeiros para comprar os alimentos!! Claro!!
1 comentário:
A origem da fome
Para compreender esta situação bom seria que se lesse o magnífico escritor guatemalteco Miguel Angel Astúrias onde ele explica as origens da fome e porque é que os seus compatriotas têm tanto ódio aos americanos.
No seu livro O Papa Verde denunciou os interesses da Companhia das Frutas que sobrepunham os seus interesses aos interesses dos seus compatriotas.
Os Americanos incitaram o povo a destruir todas as culturas tradicionais e a plantarem apenas bananas porque eles as comprariam todas.
Quando só já havia bananas para comer os mesmos americanos disseram aos guatemaltecos: Agora já não queremos mais bananas e a fome perdura até hoje.
Cuba foi o único país da América Latina a fazer frente aos interesses da Companhia das Frutas, mas pelo menos em Cuba não se morre de fome e com humildade ainda arranjam médicos para ajudar os outros povos.
Enviar um comentário