GUATEMALA:MILHARES DE FAMÍLIAS MORREM DE FOME!


Quase 500 pessoas já morreram e 54.000 famílias estão em perigo de morrer de fome na Guatemala devido a uma enorme seca.
O Presidente daquele País declarou o estado de emergência para enfrentar a severa crise alimentar que afecta milhares de famílias.O Presidente diz que não há falta de alimentos, mas as pessoas não possuem recursos financeiros para comprar os alimentos!! Claro!!

1 comentário:

José Corvo disse...

A origem da fome

Para compreender esta situação bom seria que se lesse o magnífico escritor guatemalteco Miguel Angel Astúrias onde ele explica as origens da fome e porque é que os seus compatriotas têm tanto ódio aos americanos.

No seu livro O Papa Verde denunciou os interesses da Companhia das Frutas que sobrepunham os seus interesses aos interesses dos seus compatriotas.

Os Americanos incitaram o povo a destruir todas as culturas tradicionais e a plantarem apenas bananas porque eles as comprariam todas.

Quando só já havia bananas para comer os mesmos americanos disseram aos guatemaltecos: Agora já não queremos mais bananas e a fome perdura até hoje.

Cuba foi o único país da América Latina a fazer frente aos interesses da Companhia das Frutas, mas pelo menos em Cuba não se morre de fome e com humildade ainda arranjam médicos para ajudar os outros povos.