DECLARAÇÃO DO 35º ANIVERSÁRIO DA BASE-FUT!

No passado fim de semana reuniram em Coimbra mais de 60 militantes e amigos da Base-FUT para comemorarem o 35º Aniversário desta Organização.No final das comemorações foi aprovada uma Declaração que transcrevemos na integra:

"Militantes e amigos reunidos em Coimbra no fim-de-semana de 7 e 8 de Novembro de 2009 para comemorarem o 35º Aniversário da BASE-F.U.T. subordinado ao tema “Cidadania e Desenvolvimento Sustentável” declaram:


1. O seu inabalável empenhamento num modelo de desenvolvimento que tenha por pilares a justiça social, a dignidade da pessoa e a harmonia ecológica. Estes três pilares devem comandar a procura de alternativas energéticas e económicas visando sempre altos níveis sociais e humanos.
Na linha da inspiração histórica da BASE-F.U.T. consideramos que os trabalhadores e todos os cidadãos em geral têm voz activa sobre o futuro da Humanidade e do Planeta TERRA – a nossa CASA!

2. Que os interesses individuais, em especial os grandes interesses económicos e financeiros, não se podem sobrepor aos direitos individuais e sociais das pessoas e dos povos bem como à sustentabilidade do nosso planeta, ou seja, não se podem sobrepor ao «Bem Comum».

3. Que urge efectivar um autêntico controlo internacional das multinacionais, em particular das que operam no sector da agro-indústria que são responsáveis por uma grande parte da desflorestação do Planeta, bem como de um modelo agrícola altamente consumidor de energia, e de água e destruidor de culturas locais e emprego.

4. Que o combate á pobreza, agora particularmente actual na Europa com a entrada do ano 2010, terá que ser visto como um elemento essencial do combate por um Planeta com futuro e sustentável!
A prevenção da pobreza é hoje uma obrigação essencial do desenvolvimento humano. Combater a pobreza é combater salários e pensões baixas, é garantir a legalidade no trabalho, evitando o trabalho clandestino e escravo, é acolher com dignidade o trabalhador imigrante! Combater a pobreza é lutar contra as desigualdades sociais partilhando a riqueza criada!

5. Apoiar inteiramente a Declaração da Confederação Sindical Internacional (CSI) exigindo efectivas mudanças nas estratégias dos Estados, concretamente quanto á redução do carbono e dos gases de efeito estufa, na próxima Cimeira de Copenhaga. Uma justa fase de transição deve ser negociada tendo em conta o emprego e os níveis sociais a proteger. http://climate.ituc-csi.org/?lang=fr

6. Manifestar que também estamos dispostos a mudar comportamentos de consumo e hábitos quotidianos que vão contra o futuro do nosso Planeta Terra! Este combate político é global, envolve todos os humanos e envolve pessoalmente a cada um de nós, bem como as futuras gerações!

Coimbra, 08 de Novembro de 2009"

1 comentário:

A.Brandão Guedes disse...

o António Ludovino enviou esta mensagem:
"Parabéns pelo 35º aniversário e sobretudo pelo importante e significativo trabalho que a Base tem feito durante estes já longos anos.

Desejo que a força e determinação que têm sido demonstrados pela BASE na defesa dos grandes ideais e valores que devem animar a humanidade e o nosso povo/país se revigorem nesta fase dificil em que todos vivemos.

Um abraço

AL"