ENCONTRO NACIONAL DA "ANIMAR"!


APROFUNDAR PENICHE

Pensar a Animar e responder à crise!

ENCONTRO NACIONAL EM PENICHE NO DIA 05 DE DEZEMBRO

Auditório da Câmara Municipal de Peniche


A crise económica em que o mundo e país e mundo se debatem, de carácter sistémico e caracterizada pelo eclodir cíclico de crises dentro da crise, que a aprofundam inexoravelmente, colocou-nos perante a evidência do esgotamento do modelo dominante de “desenvolvimento” do capitalismo iniciado nos anos 80 – o neoliberalismo. Nunca como agora a procura de modelos alternativos a esse desenvolvimento foi tão vital, sob pena de nos afundarmos numa crise social de consequências imprevisíveis.

O debate em torno crise iniciado na MANIFesta de Peniche, que sob o lema “A Inovação Social na Resposta à crise – Desenvolvimento Local e Economia Solidária sempre presentes!”, pretendeu ser um início de resposta à crise instalada. Teve como ponto de partida a experiência e os resultados acumulados por mais de duas décadas de activismo e empenhamento das organizações de desenvolvimento local, cívicas e solidárias que, no meio de enormes dificuldades e incompreensões e contrariando as lógicas dominantes, tiveram o engenho para encontrar e criar soluções práticas para mobilizar e arrancar as comunidades locais ao ostracismo centralizador dos grande centros de decisão política, económica, e financeira. São estas as pistas e os elementos estruturantes daquilo por onde, em nosso entender, passam obrigatoriamente as alternativas à crise.

A rede Animar apela a todos os seus associados para que participem e se empenhem neste debate, iniciado em Peniche. Vivemos tempos difíceis e de incerteza, mas também de esperança. Sobreviver à crise, construindo um mundo mais justo e solidário, só depende de nós. Temos por isso que discutir e entendermo-nos sobre o modelo organizativo da rede e a sua estratégia.

Com este objectivo foram programadas quatro Assembleias Regionais para debater todas estas questões, entre 17 de Novembro e 1 de Dezembro, as quais deverão culminar no Encontro Nacional da Rede Animar.VER

O projecto ANIMAR é sem dúvida um dos movimentos sociais de base mais genuínos e transformadores em Portugal!Todavia, a sua dependencia dos projectos e financiamentos comunitários sendo a sua sustentação , são a sua fraqueza!

O Caminho, muito estreito, é verdade, passa pela utilização dos financiamentos públicos nos projectos de desenvolvimento local mas também e sobretudo por uma dinâmica militante o que exige ideias claras e a formulação de uma ideologia autónoma....sem medo das avaliações oficiais!

2 comentários:

Meknèsa M disse...

Como não sei se recebem notificações quando alguém comenta posts antigos reenvio um comentário a um outro post (Modernidade e Economia Solidária - Uma Experiência Valiosa - http://basefut.blogspot.com/2009/02/modernidade-e-economia-solidariauma.html ) pois é-me muito importante obter uma resposta.
Muito obrigada, mais uma vez.

"Olá, boa tarde!

Estou a fazer um trabalho sobre a Terra Chã e ainda não consegui encontrar nenhum artigo e/ou livro sobre esta cooperativa.
Gostava de saber como teve acesso ao artigo do Laville sobre a Terra Chã e se tem conhecimento de outros..

Pode-me ajudar?

Obrigada,
Marta

PS. Está aqui um blog muito interessante :) "

A.Brandão Guedes disse...

Olá?Para contactar a cooperativa Tera chã:Largo Centro Cultural de Chãos, nº1
2040-018-Alcobertas-Rio Maior

juliomricardo@sapo.pt
ver google