NOITE DE NATAL EM UNHAIS DA SERRA!


Depois de um dia chuvoso, que fazia prever dificuldades para a fogueira de Natal, o Menino Jesus decidiu parar com a chuva e veio a acalmia. Finalmente a fogueira foi acesa.

As pifaradas do Álvaro Pessoa ecoaram pelo vale de Unhais, para que todos fossem participar no madeiro e nas celebridades cristãs, que começariam às 23 horas com a Missa do Galo. Após a missa, o largo da igreja encheu-se de gente, pessoas residentes e outros filhos de Unhais que vieram de longe, a comemorarem o Natal em família.

O Álvaro lá recomeçou o seu concerto, entoando lindas canções de Natal ao som da sua gaita-de-foles, que tão bem ele sabe tocar. Depois o vento começou a soprar incomodando as pessoas e furando aqui e ali alguns casacos, por intermédio das fagulhas que tinham origem no madeiro. Passado pouco tempo poucas pessoas se viam no adro da igreja, apesar da bela fogueira que convidava ao aquecimento e ao convívio. Ainda alguém disse, que o Natal de agora já não tem nada a ver com o de um passado ainda não muito longínquo.

Foi o regresso a casa e o convívio habitual das famílias, onde à lareira ou à braseira agora eléctrica, punham as conversas em dia, enquanto se bebia um copo e comia uma filhó.

António Duarte, de Unhais (militante ligado aos Mov. Católicos e à Base-FUT)

1 comentário:

Jorge Henriques Santos disse...

Que inveja!
Não imaginam o que me custou, mais uma vez passar o Natal por aqui. Por motivos familiares, muito fortes, não pude ir á minha Beira, onde o clima é mais frio, mas o Natal é inequivocamente mais quente, mais forte e mais genuino.
Para dissipar a minha saudade, ainda saí de cas pouco depois da meia noite e fui até à igreja de Paio Pires, mas não encontrei ninguém e estva fechada.
Pelo caminho apenas me cruzei com duas pessoas a colocar papeis de embrulho nos acixotes do lixo...
Até os cães tinham medo de ladrar.
Um Abraço de Boas Festas