DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES!

A Comissão de Assuntos do Trabalho e Sindicalismo da Base-FUT reuniu no passado dia 23 de Janeiro em Pardilhó –Estarreja para análise da situação social e sindical nacional e internacional.

A Comissão considera necessário no quadro de crise social reforçar o papel da Inspecção Geral do Trabalho (ACT) e da acção sindical para a defesa dos direitos dos trabalhadores que estão ameaçados em muitas empresas. Mais do que nunca é necessário revitalizar o trabalho sindical nos locais de trabalho para enfrentar a situação.

A nível internacional é necessário também aprofundar a solidariedade e trabalhar diversas temáticas como a flexisegurança, a precariedade , o teletrabalho , o trabalho a tempo parcial e a defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores no contexto do mercado único. Estas temáticas devem ser equacionadas numa perspectiva correcta de libertação e satisfação no trabalho e nunca como formas de embaratecer o mesmo e sobrecarregar o trabalhador e a sua família!

Uma das formas de combater o desemprego, uma grave ameaça social e com níveis inaceitáveis, é reduzir o tempo de trabalho e não aumentá-lo como pretendem algumas instituições e governos europeus.

A Comissão efectuou o ponto de situação sobre diversos projectos em que está empenhada, com particular destaque para os grupos de trabalho internacionais “Mais e Melhores Empregos” e “Segurança dos Jovens Trabalhadores” no âmbito da rede EZA, bem como para as Comemorações do 40º Aniversário da CGTP que a Base-FUT também quer comemorar numa perspectiva de um movimento sindical livre, autónomo e de unidade.

Sem comentários: