PELA DIGNIDADE DOS JOVENS TRABALHADORES!


Em comunicado para o 1º de Maio os Movimentos Europeus da Juventude Operária Católica anunciaram uma Campanha Europeia sobre a Dignidade dos Jovens trabalhadores:

"Os jovens trabalhadores, as novas gerações, são seres humanos com dignidade e têm direito a uma vida melhor, não podem ser peças descartáveis ao sabor do lucro. A Europa não pode correr o risco de perder todo o potencial dos jovens trabalhadores. É urgente inverter esta realidade que “desperdiça” a juventude.

Os jovens precisam de oportunidades de autonomia, emancipação e capacitação, para que o desenvolvimento e o crescimento das sociedades estejam garantidos.
Neste contexto, a luta por um trabalho digno, de qualidade e com direitos é essencial, para que se possa construir uma Europa mais justa e mais solidária para todos. Cada jovem trabalhador deve tomar consciência da sua dignidade e da importância que tem preservá-la. Contestar de forma individual, não é a melhor solução. É importante a mobilização dos colegas de trabalho para a luta que é para o bem de todos.

Nesse sentido, os jovens dos movimentos europeus da JOC decidiram lançar hoje uma Campanha Europeia sobre a Dignidade dos Jovens Trabalhadores, que se vai prolongar durante os próximos dois anos. Vamos para a rua com a convicção daquilo em que acreditamos, num desenvolvimento económico e social centrado na pessoa e na dignidade humana e comprometido com a juventude, através de estratégias que promovam, efectivamente, o trabalho digno."

Sem comentários: