A ESPERANÇA DA REPÚBLICA!


Portugal com a Revolução de 1910 instaurou umas das primeiras repúblicas modernas da Europa e do mundo.Foi a emergência de uma nova época-Liberdade-Igualdade-Fraternidade!O Movimento Operário, que então crescia e amadurecia, foi um dos grandes actores da República.Mas esta foi madrasta para os trabalhadores e para o movimento sindical que se radicalizava devido a vários factores económicos e políticos, com destaque para a primeira grande guerra mundial, a carestia de vida que provocou fome, doenças e miséria nas cidades e campos.

Eis os mais importantes factos do Movimento Operário português até 1910:

1839-Surge a Associação dos Artistas Lisbonenses Surgem outras associações de socorros mútuos.

1850-Publica-se o Eco dos Operários dirigido por Sousa Brandão

1852- Organiza-se o Centro Promotor dos Melhoramentos das classes laboriosas.Este Centro reune vários dirigentes e animadores sociais como José Fontana,Antero de Quental, Oliveira Martins Nobre França e Azvedo Gneco grandes animadores das primeiras ideias socialistas em Portugal .

1871: A Federação dos Trabalhadores Espanhóis, secção da Internacional mandou três dos seus membros para Lisboa com medo de perseguições em Espanha Eram os dirigentes Mora,Morago e Lorenzo que se relacionaram com o Centro Promotor e com José Fontana.

José Fontana à margem do Centro Promotor organiza a Fraternidade Operária.O Movimento socialista tem aqui um grande incremento.


!872- Surge a Associação Protectora do Trabalho Nacional.Nesta altura a Comuna de Paris irradia as ideias socialistas.

Congresso de Haia.Luta entre a tendencia marxista e libertária.Paulo Lefargue representa Portugal no Congresso.

1873- A Fraternidade Operária e a Associação Protectora do Trabalho Nacional criam a Associação dos Trabalhadores da Região Portuguesa (Lisboa e Porto) de carácter federalista.

1875: é criado o Partido Socialista que detém influencia no movimento operário.

1895: Realiza-se o Congresso de Tomar.Ainda se preconiza a direcção do movimento operário pelo PS.

1897: Revolta republicana no Porto.

1901: Congresso Galaico Português em TUY (galiza).Partido Republicano ganha influencia na sociedade portuguesa.

1903-1906: Intensa actividade anarquista nas associações operárias.O PS perde influencia nos trabalhadores.

1908:Regicídio. Cria-se em Lisboa o diário sindicalista «A GREVE» tendo como director Alexandre Vieira.

1909: Partido Socialista convoca congressos das associações de trabalhadores no Porto e Lisboa procurando antecipar-se a uma convocatória dos anarquistas.Uma parte dos sindicalistas não quer que nestes congressos participem organizações políticas.São os partidários da independencia sindical (Sindicalismo Revolucionário) que abandonam o congresso e vão reunir na União da Construção Civil.Resolvem Convocar outro Congresso-O Congresso Sindical e Cooperativista.

1910: Proclamação da República.IIº Congresso sindicalista.debate-se a hipótese de construir uma confederação.Assassinato de dois grevistas pela recém criada GNR.Várias prisões de sindicalistas e uma greve geral em Almada, Barreiro e Setúbal.São criados vários jornais operários.



2 comentários:

Unknown disse...

Pena esta história rápida do movimento operário português ser tão breve e falar num ínicio remoto e não falar bo Congresso de Tomar na Formação da UON que viria dar origem à CGT. Depois serie ainda importnte mencionar o 18 de Janeiro de 1934. A tomada de assalto dos sindicatos pelom Estdo Novo, a sua adequação ao corporativismo. E então o surgimento em 1972 da CGTP mais tarde Intersindical Nacional.

A.Brandão Guedes disse...

caro amigo trata-se de uma resenha até a implantação da República...os acontecimentos que refere são posteriores!