MANIFESTO JUNTA CIENTISTAS E SINDICALISTAS!




Um manifesto contra a escalada neoliberal e por uma nova agenda sindical foi publicado recentemente juntando diversas correntes político-sindicais actuantes no mundo laboral e vários cientistas da esquerda.


Querem fazer uma reflexão aberta sobre a situação mundial e da Europa, bem como de Portugal e renovar a prática sindical que consideram burocrática e fechada.


A relação dos sindicatos com os partidos também deve ser repensada segundo os autores do manifesto Sindical entre os quais se encontram membros da Comissão Executiva da CGTP.


Uma iniciativa louvável e que promete um conjunto de novas acções, inclusive um seminário no próximo dia 18 do corrente mês , em Lisboa!


Todavia, estas iniciativas pecam em geral por não se ir além da reflexão!A questão da autonomia e da independencia continua a ser um bico de obra como se viu ainda recentemente.Mas é necessário agir mais, disso não restam dúvidas.A situação na Europa exige uma outra resposta sindical da CES e uma unidade de emergencia nacional.O Movimento Sindical corre o risco de não ter estado á altura perante a situação!Ver Manifesto




















Sem comentários: