ACORDO SOCIAL ALTERA MODELO DE RELAÇÕES LABORAIS EM PORTUGAL!

«O recente Acordo de concertação social veio trazer alterações profundas ao modelo até entao vigente.»-Diz o Grupo de Economia e Sociedade da Comissão Nacional de Justiça e Paz portuguesa.Uma análise profunda e crítica do Acordo Social recentemente aprovado pelos patrões e UGT.


Com efeito, continua o texto-« o Acordo deu manifesto acolhimento às vozes que consideram o mercado de trabalho português como ineficaz, por conceder uma segurança excessiva ao emprego e uma protecção generosa aos desempregados, para além de se caracterizar por custos unitários de trabalho considerados demasiado elevados, face à necessária competição no mercado global.

Daí que o Acordo se tenha concentrado em medidas que tornam os despedimentos mais fáceis e baratos, reduzem a protecção no desemprego e diminuem, consideravelmente, os custos unitários do trabalho.
Vale a pena, porém, reflectir um pouco sobre as características que vêm sendo apontadas ao nosso mercado do trabalho e avaliar da “bondade” das medidas agora acordadas. Este exercício é tanto mais útil quanto se sabe que o Acordo foi celebrado em circunstâncias excepcionais, com o País sujeito às regras impostas pelo acordo com a Troika.
Por outro lado, para avaliar o mercado de trabalho, é necessário considerar todas as suas componentes e não centrar a reflexão apenas num ou dois dos seus elementosVER TEXTO

Sem comentários: