ALTERNATIVA NÃO É DESEMPREGO OU TRABALHO ESCRAVO!É TRABALHO DIGNO!

Decorreu no passado sábado na Marinha Grande um Encontro alargado da Comissão dos Assuntos do Trabalho (CAT) da BASE-FUT.O desemprego e o papel das organizações de trabalhadores foram os temas de debate e convívio de algumas dezenas de pessoas locais e de outras regiões do país!

A experiencia da maioria é reveladora de que naquela terra muito se lutou e luta ainda pela emancipação dos trabalhadores.Experiencia alguma bem dolorosa , mas também de esperança em resistir á atual ofensiva deste capitalismo selvagem.
O desemprego atual é fruto de políticas concretas.Um desemprego que pode vir a ser também um negócio, se destruirem os centros de emprego e colocarem os seus trabalhadores a trabalharem para as agências privadas de emprego, que alguns querem implementar e ganhar muito dinheiro com isso, numa santa aliança com as empresas de trabalho temporário!

As alterações á legislação laboral decorrentes do Acordo recente assinado pelos patrões ,Governo e UGT.Em destaque esteve a questão do tempo de trabalho e em particular o «banco de horas» bem como o despedimento.

O sindicalismo e os jovens, as formas de luta atual, inclusive a Greve Geral ,estiveram no centro do debate.Como contrariar esta ofensiva que retira direitos e cria uma onda de despedimentos?É ncessário criar condições para uma ampla aliança social e política.Só os sindicatos não chegam para alterar a situação e muito menos cada país por si.
Além de um excelente almoço em casa do Francisco, feito o debate, ainda houve tempo para, ao fim do dia, se comer sopa no «SOPÌSSIMA» o festival de sopas organizado pela Juventude Operária Católica de Leiria!
Está prometido um documento sintese e com propostas futuras.Já temos gente a organizar um novo Encontro alargado para os lados do SUL atlantico (polo de Sines)É preciso animar a Malta!

Sem comentários: