DESEMPREGO JOVEM DEBATIDO NA OIT!


A Conferencia Internacional do Trabalho vai debater na sua 101ª Sessão, em Junho, o desemprego jovem no mundo. Um pequeno relatório da OIT chama a atenção para este problema que em Portugal e na vizinha Espanha é dramático! Para os jovens não há emprego e o que há é de pouca qualidade! A precariedade é a situação normal dos jovens que conseguem trabalho. Mas com as políticas de austeridade, e quase nulo investimento público e privado, seguidas na zona euro será possível dar a volta a este problema? Claro que não!

«O mundo está a enfrentar uma crise crescente do emprego jovem.»-Diz o relatório referido que acrescenta:

«Os dados mais recentes da OIT indicam que, numa estimativa a nível mundial, existiam 205,2 milhões de jovens desempregados em 2009: Destes, cerca de 37% - ou seja, 75,8 milhões tem idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.* Hoje, quer os países industrializados quer os países em desenvolvimento não estão a ser bem sucedidos no que diz respeito à criação de oportunidades de emprego para jovens.

«A criação de empregos para os jovens não é suficiente.


Por todo o mundo, os jovens têm não só dificuldade em encontrar um emprego como se tornou impossível arranjar um, mas também não conseguem encontrar empregos dignos...Estamos a enfrentar não só um desafio económico, mas uma ameaça à segurança de proporções monumentais.»


Juan Somavia – Diretor-geral da OIT

Nunca como agora tantos jovens são vítimas da pobreza e do subemprego. Cerca de 152 milhões trabalham mas residem em agregados familiares que ganham menos do que 1,25 USD por dia.

E milhões de jovens caíram na armadilha do trabalho temporário, trabalho a tempo parcial involuntário ou trabalho informal, que oferecem poucos benefícios e perspetivas limitadas de desenvolvimento. Não há dúvida que alguma coisa tem de ser feita.»- diz o Relatório da OIT



Sem comentários: