BASE-FUT E A SITUAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA!

A situação social e política do país é preocupante para todos os portugueses.O Secretariado da Comissão Executiva Nacional da BASE-FUT decidiu tomar posição sobre o momento que se vive, animar o debate político e incentivar a participação dos militantes nas ações de cidadania.

«1. As recentes medidas de austeridade para 2013 avançadas pelo Governo de Passos Coelho são profundamente iníquas, em particular os aumentos para a Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações, pois significam o aprofundamento dos cortes salariais dos trabalhadores portugueses e um maior empobrecimento da sociedade em geral.

2. Estas medidas são mais um importante passo de rutura do modelo social e laboral constitucional e europeu, estando subjacente uma perigosa ideologia que põe em pé de igualdade aquilo que no mundo económico é profundamente desigual: empresas e trabalhadores.

3. Este governo, em nome do setor exportador e do combate ao deficit, pretende baixar ainda mais os salários dos trabalhadores, sendo indiferente ao cavar das desigualdades sociais e à rutura dos serviços públicos;

4. É uma governação da direita radical que faz do diálogo social uma caricatura e agride toda a sociedade portuguesa, inclusive alguns setores da «democracia cristã» à partida apoiantes desta coligação, como se tem constatado aliás por testemunhos recentes;

5. A resposta a esta governação suicida é a mobilização das organizações de trabalhadores e uma maior participação de todos os cidadãos. As recentes manifestações populares mostram ao governo que deve arrepiar caminho. Mas também mostram que estamos a entrar numa nova fase do regime democrático, com novos atores sociais para além dos partidos políticos e do movimento sindical. Uma nova fase do regime que exige maior participação dos cidadãos nas decisões da governação, para além das tradicionais instituições de participação.

6. Finalmente é muito importante para o futuro da democracia no nosso país que a mobilização dos cidadãos se faça num quadro de liberdade e dos renovados ideais de Abril!

Lisboa, 20 de Setembro de 2012

 O Secretariado da Base-Frente Unitária de Trabalhadores»



Sem comentários: