PRODUTIVIDADE AUMENTOU E SALÁRIOS DIMINUIRAM!


«Entre 1999 e 2011 a produtividade média do trabalho nas economias desenvolvi
das aumentou mais do dobro do que o salário médio . Nos Estados Unidos, a produtividade real horária do trabalho no sector empresarial não agrícola aumentou cerca de 85 por cento desde 1980, enquanto a remuneração horária real cresceu apenas cerca de 35 por cento.
 Na Alemanha a produtividade do trabalho aumentou em quase um quarto ao longo das últimas duas décadas, enquanto os salários reais mensais se mantiveram estáveis.

A tendência global resultou numa mudança na distribuição do rendimento nacional, com a parte afecta aos rendimentos do trabalho a diminuir ao passo que a parte afeta ao do rendimento do capital aumentou na maioria dos países.
Mesmo na China, um país onde os salários praticamente triplicaram na última década, o PIB cresceu a uma taxa mais rápida do que a massa salarial total - e, consequentemente o peso do rendimento do trabalho caiu.»-Diz documento da OIT sobre os salários a nível mundial!
assim se compreende o aumento das desigualdades sociais em todo o mundo nomeadamente na zona euro! A crise faz bem aos ricos!!Ver documento

Sem comentários: