DESEMPREGO JOVEM E FORMAÇÃO!

O Centro de Formação e Tempos Livres participou no seminário internacional “O papel dos parceiros sociais na conceção bem-sucedida da formação profissional, tendo em conta a luta contra o desemprego dos jovens e a criação de condições de trabalho sustentáveis na Europa” organizado pelo EZA – Centro Europeu para os Assuntos  dos Trabalhadores, que decorreu em Berlim, de 28 de Fevereiro a 2 de Março de 2013. O encontro contou com mais de 70 participantes oriundos de 17 países europeus.

A temática abordada é nos dias de hoje amplamente debatida por toda a Europa, por um lado produto da crise financeira e dívida(s) pública(s) motores do desemprego galopante, nomeadamente o desemprego jovem (até aos 25 anos) e, por outro, devido à necessidade (desconexa da oferta formativa vigente) de mão de obra especializada e qualificada.

As apresentações e debates centraram-se nos Modelos de Formação Profissional na U.E. , efectivando-se o enfoque nas estratégias, boas práticas e insucessos dos vários sistemas de formação dual europeus.

Conclusões

A Formação Profissional é um veículo de coesão e participação social, de empregabilidade e de empreendedorismo, de competências socioculturais e técnicas, de igualdade de género e de inclusão. Uma boa formação profissional é um requisito para o desenvolvimento pessoal e para o desenvolvimento social e económico.

Necessária colaboração e sensibilização de todos os envolvidos: comunidade escolar e sociedade em geral, em prol da valorização e dignificação da formação profissional. Particular enfoque: na sensibilização das empresas como “ninhos” de formação experiencial; no papel do poder político, que deve reforçar esforços neste domínio; no papel dos sindicatos como decisores e não apenas consultores neste processo.

O sistema de educação dual comporta uma multiplicidade de actores que necessitam orientação, articulação e motivação. Exige-se o aprofundamento do papel dos actores-ponte: que tutor na empresa? Que orientador na escola? Qual a função dos serviços públicos de emprego?

Caminho longo a percorrer no que concerne a estrutura, coordenação e harmonização das regras, equivalências e credenciação do sistema dual, ao nível europeu.

Necessária identificação antecipada e coordenação das necessidades de formação adequada às necessidades reais e futuras do mercado de trabalho.

Necessidade de diminuir a carga teórica e aumentar a componente prática nos cursos de formação profissional.

Pedro Clemente Pinto-Responsável de Formação do CFTL

Sem comentários: