MARIO MURTEIRA!

Morreu Mario Murteira, um sabio, que sabia de economia e de muitas outras coisas....Teve uma experiencia política formidável em portugal e no estrangeiro, em particular nos novos paises independes de expressão portuguesa!
Sempre que a BASE lhe pediu colaboração nunca disse que não e gostava de debater sindicalismo e de estar informado do que se passava nas organizações de trabalhadores!A toda a família as nossas condolências e solidariedade neste momento sempre difícil.
Aproveitamos para aqui deixar um texto seu sobre desafios do sindicalismo.VER

1 comentário:

A.Brandão Guedes disse...

Recordo com saudade três ocasiões em que tive o privilégio de aprender com Mário Murteira.

A primeira, nos anos 1972/73, quando conheciamos textos seus que procurávamos utilizar em trabalhos de formação da JOC-Juventude Operária Católica e que tentávamos publicar no jornal Juventude Operária, contornando a odiosa Censura do regime.
A segunda, em 12 de Maio de 2007 na Covilhã, quando tivemos a sua participação num Colóquio promovido pela Base-FUT e LOC/ MTC, com o apoio da Comissão Nacional Justiça e Paz (onde também participaram Manuela Silva, Ulisses Garrido, Virgilio Ferreira e o Bispo da Guarda).

A terceira, creio que em Novembro de 2010, foi no aniversário da Base-FUT que teve lugar no INATEL da Costa da Caparica, coma sua presença estimulante.

Guardo de Mário Murteira, a imagem de um combatente por um mundo melhor, que se identificava com os principios cristãos, onde a economia esteja ao serviço das pessoas e não as pessoas ao serviço duma economia onde só conta o lucro!

Obrigado Mário Murteira.

José Manuel Figueiredo Duarte
Covilhã