UMA CRECHE DE RAIZ!

A nossa Creche “A Árvore” existe há 10 anos, desde 2003, e está instalada em contentores de 2ª mão, com garantia para 5 anos.
A inauguração da nossa Creche - que dá apoio pedagógico das 06h00 até 21h00 - foi uma grande festa para as 60 crianças e seus pais: Plantámos um limoeiro, uma laranjeira, uma macieira e um dragoeiro.
O Presidente da Câmara Municipal de Amadora, Joaquim Raposo, prometeu uma Creche nova de raiz antes da expiração do prazo (5 anos) da garantia dos contentores.

Em 2005, apresentámos ao Sr. Presidente da CMA, um Projecto para uma Creche de raiz. Havia financiamento assegurado por um mecenas e a aprovação da Santa Casa da Misericordia de Amadora para construir a Creche no terreno da SCMA. Porém, o Presidente da CMA impediu a construção, alegando que somente após a conclusão do Plano de Pormenor para a Cova da Moura seria possível construir na área abrangida pelo Plano de Pormenor.

Entretanto o telhado dos contentores degradou-se e foi substituido pela CMA com uma cobertura provisória. Os custos diários de manutenção dos contentores são assumidos pela Associação Cultural Moinho da Juventude, que é forçada a procurar constantemente soluções baratas e donativos para manter a creche em funcionamento.

Em 2010, iniciou-se, na Cova da Moura, a construção da Unidade dos Cuidados Continuados na área abrangida pelo Plano de Pormenor (a razão que impediu a construção da creche). O aval da Câmara Municipal de Amadora para esta construção deixou a Comissão de Bairro da Cova da Moura perplexa. Foram muitas as tentativas para obtêr esclarecimento do Presidente sobre esta licença de construção na zona abrangida pelo Plano de Pomenor da Cova da Moura, ao mesmo tempo que eram embargadas as melhorias das casas dos moradores e a construção da Creche de raiz.

Até hoje não obtivemos resposta.

Um peso duas medidas.

No nosso bairro, em que metade da população tem menos de 25 anos, uma creche é uma necessidade absoluta.
HOJE, no dia de 21 de Marco de 2013 apresentamos ao Presidente da Camara de Amadora o plano da concretização do nosso sonho:
a construção duma creche em adobe, projectada em articulação com a natureza e de modo a respeitar o ambiente, aproveitando as águas pluviais (SAAP) e usando painéis térmicos e solares. A construção deste equipamento irá valorizar os conhecimentos de construção dos moradores do bairro e proporcionar trabalho para os pais e os familiares, envolvendo toda a comunidade numa iniciativa pensada de raiz para as suas crianças.

Eduardo Pontes e Lieve Meersschaert

Sem comentários: