VITÓRIA PINHEIRO-HOMENAGEM A UMA GRANDE MULHER!


Maria Vitória Pinheiro faz hoje 90 anos de idade!São muitos os amigos e companheiros de
trabalho e de lutas, no quadro dos movimentos de trabalhadores cristãos a nível nacional e internacional e depois na BASE-FUT, que se lembram dela no dia em qua faz uma tão bonita idade!Para lhe dar um abraço e estar com a família neste momento especial um grupo de amigos vai deslocar-se no próximo Domingo a Portimão.
A BASE-FUT não pode deixar de lhe dizer «um muito obrigado» e de  a ter como uma referência.Nesse sentido vai publicar uma brochura sobre alguns aspetos da sua vida escrita pelo seu próprio punho!
José Vieira um dos entusiastas e artesãos da referida brochura, faz uma pequena biografia da Vitória Pinheiro:

«Ao longo do vasto tempo que Maria Vitória Pinheiro dedicou a causas nobres, importa registar algumas das principais etapas da sua trajectória de vida, para melhor compreender a sua entrega aos outros, aos mais desfavorecidos, aos mais simples e carenciados da sociedade, particularmente a partir da segunda metade do século XX, sempre integrada em diferentes colectivos, sejam eles a JOCF, a LOCF, o MMTC, a BASE-FUT e o CFTL.

Com esta nota biográfica pretendemos evidenciar os principais passos desta militante católica, que ainda jovem, decidiu consagrar-se, num primeiro tempo, ao apostolado dos leigos, na perspectiva da construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. Simultaneamente integrou o grupo de trabalhadores dos CTT, na criação do respectivo sindicato, enquanto estrutura de defesa dos interesses da sua classe social. E, na última fase da sua trajectória foi uma das fundadoras da Base-Frente Unitária de Trabalhadores (Base-FUT) e do Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL).

Eis, em traços gerais, as várias fases da vida de Maria Vitória Pinheiro:

- Presidente Nacional da Juventude Operária Católica Feminina (JOCF) 1954 – 1961;

- Presidente Nacional da Liga Operária Católica Feminina (LOCF) 1968 -1970;

- Secretária Geral do Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (MMTC) 1971 – 1975;

- Membro da Comissão Nacional da Pastoral Operária ( );

- Fundadora do Movimento BASE (no tempo da clandestinidade);

- Militante Sindical dos Grupos clandestinos de Acção Sindical (GAS) - do Movimento BASE;

- Dinimizadora da Comissão Organizadora (PRÓ-SINDICATO) do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Actualmente Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações), 1969 – 1971;

- Fundadora da Base-Frente Unitária de Trabalhadores (Base-FUT) - Novembro 1974;

- Dirigente Nacional da Base- Frente Unitária de Trabalhadores 1974 – 1980;

- Fundadora do Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL) da Base-FUT.»

Sem comentários: