MOINHO DA JUVENTUDE REUNE COM PSP!

Na sequência da intervenção da PSP no bairro do Alto da Cova da Moura no mês de Agosto e a pedido do Moinho da Juventude, realizou-se uma reunião entre o Moinho e a PSP de Alfragide com a seguinte ordem de trabalhos:

 
1 – Breve apresentação dos presentes e das suas actividades no Moinho da Juventude
2 – Na sequência da reunião de 21/08/2013 esta reunião tinha como objectivo o de organizar acções concretas de sensibilização de agentes e moradores em comunicação não violenta (Marshall Rosenberg), no quadro da actividade 8 do Projecto 05978/2011/973 - Cidadania Participativa – Do local para o Global, da CIG.
1- Foi retomada uma proposta (anteriormente concordada com o sub-intendente) de organizar (com a comandante do posto de Alfragide) uma serie de 4 ou 5 encontros entre elementos da esquadra da PSP e moradores da Cova da Moura.
Nestas reuniões participarão um número reduzido de pessoas (8 – 10) a fim de se poder elaborar uma comunicação real em que ambos os lados possam expressar-se, e isto no âmbito da comunicação não-violenta. Ermelindo, Heidir, Eduardo Jorge e Reginaldo demonstraram disponibilidade de participarem nessas reuniões. A primeira reunião foi marcada para o dia 18 de Setembro às 10.30H na biblioteca “António Ramos Rosa” – Moinho da Juventude.
2- Foi ponderada a possibilidade de se organizar uma série de conferências/debates orientadas pela comandante Ana Hipólito. A conclusão foi que seria em primeiro lugar organizada uma sessão de esclarecimento dos moradores de Cova da Moura acerca dos seus direitos e deveres, com base das questões levantadas pelos próprios moradores. A data para este encontro será brevemente fixada.
 
3- A terceira proposta do Moinho foi a que os Polícias de Proximidade convidassem os colegas polícias para conhecerem o bairro, os moradores e as actividades desenvolvidas pelo Moinho da Juventude. Existe igualmente a possibilidade de marcar uma visita no quadro do SABURA. A proposta foi aceite e os agentes da Polícia de Proximidade encarregaram-se de organizar essas visitas informais.
 
4- A Comandante fez a proposta de propor ao comondante do CIR (Corpo de Intervenção Rapida) uma reunião com os responsáveis do Moinho da Juventude. 5- A Comandante informou que ainda não tinha tido a oportunidade de ver o material que lhe tinha sido entregue na reunião do dia 21 de Agosto.
 
6- Foi informada da parte do Moinho da possibilidade de organizar “uma embaixada” em conjunto (PSP e Moinho) no Palacio do Marques de Pombal em Lisboa na sexta-feira, 8/11/2013 às 18h00 no quadro da Trienal de Arquitectura.

Sem comentários: