CICLO DE CINEMA LIBERTÁRIO!

Na Biblioteca/Museu da República e Resistência – Grandela Parceria com a TERTÚLIA LIBERDADE tertulialiberdade.blogspot.com Estrada de Benfica, 419 (metro Alto dos Moínhos) ÀS 6ª FEIRAS, A PARTIR DAS 18 H. 

4 de Outubro – Doc. “A Tomada”, Filme “O Pão Nosso” A Tomada, doc. de 87m, de Avi
Lewis&Naomi Klein, aborda a luta de 30 trabalhadores de uma fábrica de peças falida, nos arredores de Buenos Aires, que a ocupam e através da democracia directa entram em autogestão, enfrentando patrões, banqueiros e todo um sistema.
O Pão Nosso, de 1934, um filme de King Vidor, de 80m, conta-nos como um casal norte-americano, vítima da crise do capitalismo, se envolve numa extraordinária empreitada: a criação de uma herdade comunitária com outras vítimas do sistema.

11 Outubro: Doc. “Viver a Utopia”, Filme “Patagónia Rebelde” Viver a Utopia, 1993, de Juan Gamero, com 95m., mostra-nos as realizações anarquistas da Revolução Espanhola de 1936, contadas pelos próprios, que envolveram milhões de pessoas num ideal igualitário. A Patagónia Rebelde, um filme com 107m, de Hector Olivera, de 1974, basea-se na luta dos trabalhadores argentinos, filiados na central anarco-sindicalista FORA que, no seu combate com o patronato, se revoltaram contra os patões e as instituições estatais.

18 de Outubro: Doc: “Terra sem Pão”, Filme “Sacco e Vanzetti” Terra sem Pão, doc 27m,. de Buñuel, de 1932, relata a miséria atroz da comarca espanhola de Las Hurdas, onde grassava a pobreza absoluta. Sacco e Vanzetti, com 120m, de 1971, de Giuliano Montalvo, mostra-nos o processo político de 2 emigrantes italianos italianos, anarquistas, submetidos a um julgamento injusto e condenados à morte apesar de inocentes, apenas devido aos seus idiais.

25 Outubro: Doc.“Fas sin Pat”, Filme “Terra e Liberdade” Fas sin Pat, Fábrica sem Patrões, é um doc. de 63m., de Daniele Incaltern, de 2004, que relata a luta dos operários e piqueteiros da Argentina, na fábrica de cerâmica ZANON, ocupada e gerida pelos operários em auto-gestão. O filme Terra e Liberdade, de Ken Loach, de 1994, mostra-nos como em meados de 1930, um jovem inglês, vai para Espanha lutar pelos seus ideiais na Guerra Civil e descobre quem luta de facto pela solidariedade e liberdade e aqueles que camufladamente anseiam outra tirânia

 6 de Novembro: Doc. “A Tornallon”, Filme “La Cecillia” A Tornallon, com 40m., realizado por Eric Peris, em 2006, mostra-nos a luta de uma comunidade rural dos arredores de uma grande cidade espanhola, Valência, que luta contra a especulação imobiliária estabelecendo uma aliança com jovens da cidade. La Cecillia, com 113 m., realizado por Jean-Louis Camolli em 1975, fala-nos da obra do anarquista italiano Giovanni Rosssi, que em 1890, obteve do imperador D.Pedro II, do Brasil, uma enorme propriedade no estado do Paraná, onde estabelece uma comunidade em que todos os habitantes procuram viver livres, sem leis e sem patrões.

Sem comentários: