«ESTE GOVERNO NÂO SERVE»-diz BASE-FUT

A Comissão Politica Nacional da BASE-FUT reuniu nos passados dias 12 e 13 em Coimbra para avaliação da sua actividade e análise da situação social e politica.Entre as várias conclusões do documento final pode ler-se que :«Os resultados das últimas eleições autárquicas merecem uma especial atenção em particular dos partidos políticos. A forte abstenção, os votos brancos e nulos e a existência vitoriosa de candidaturas independentes podem ser lidas como uma forte crítica ao sistema democrático monopolizado por partidos que não se renovaram. As candidaturas independentes enquanto expressões de movimentos de cidadãos intervenientes socialmente são de apoiar e de incentivar no quadro da nossa Constituição. Mais adiante diz a BASE-FUT:«As eleições foram também uma importante vitória das esquerdas e uma forte penalização do governo que mais parece um conselho de administração de uma empresa governando para obter lucros e desprezando as pessoas e o seu bem-estar. Um governo que visa claramente a subversão da nossa Constituição, subvertendo valores morais e políticos, nomeadamente quando estabelece cortes nas pensões de sobrevivência e taxa o subsídio dos desempregados. Um governo que na sua política está a minar a confiança dos cidadãos no Estado e nos contratos feitos entre este e aqueles. Com esta política o Estado deixa de ser uma pessoa de bem.»

1 comentário:

A.Brandão Guedes disse...

Caro José Manoel,
Desculpe-me o atraso em responder. Eu estava em Cabrália (cidade irmã de Belmonte), no Sul da Bahia, sem meios de acessar à internet.
Li com atenção o texto enviado. Achei-o belíssimo. Um libelo contra a ditadura financeira, que escravizou os governos nacionais europeus.
Também acho que a democracia representativa já não responde adequadamente à complexidade da vida contemporânea e não dá atenção aos eleitores.
Talvez iniciativas como a sua e de seus pares comece a cimentar formas alternativas de democracia direta,
sem intermediários que sempre esquecem os compromissos com as pessoas que os colocaram no poder.
Abrs.
Manoel