TRABALHADORES LUTAM!

Comissão para os Assuntos do Trabalho (CAT) da BASE-FUT reuniu ontem, em Coimbra, para análise da situação social e laboral em Portugal.Da reflexão valerá a pena salientar as seguintes ideias:
1ºOs portugueses e em particular os trabalhadores não estão resignados perante a situação social de empobrecimento veloz e perante a crise do regime com um governo a subverter a Constituição. A maioria dos portugueses estão revoltados com a situação e manifestaram essa revolta nas última eleições autárquicas!
2ºO desemprego histórico em Portugal e as ameaças de despedimento da Função Pública explicam em grande medida um certo afrouxamento das lutas sociais. O medo que o desemprego provoca está a ser gerido pelo poder político para destruir os serviços públicos e, através dos cortes e desvalorização do trabalho, a enriquecer uma minoria. Não é verdade que todos os portugueses estejam a sofrer com a crise. Existe uma minoria que está a ganhar com esta situação de empobrecimento dos reformados e trabalhadores e de transferência de riqueza para os mais ricos.
3ºPara se mudar a situação no país e na União Europeia será necessário mudar as políticas de austeridade que estão afundando o País. Será necessário um novo impulso do movimento sindical e social europeu e nacional para impor um novo pacto social ao capital, de modo a evitar esta regressão social generalizada em nome da competitividade e da acumulação capitalista.
4.Estamos convictos que os portugueses, reformados, trabalhadores e os jovens vão animar as lutas sociais nos locais de trabalho e na rua, combatendo a destruição da escola e da saúde públicas, defendendo o emprego e a economia, combatendo as gritantes desigualdades sociais.

Sem comentários: