BASE-FUT-«PESSOAS ESTÃO A SER EXCLUÍDAS PARA A POBREZA!»

«O rumo político seguido pelo atual governo conduziu-nos a uma situação desastrosa, onde uma grande parte das pessoas sem “esperança” estão a ser excluídas para a pobreza, da qual cada vez têm menos hipótese de sair do gueto para onde foram conduzidas»-diz a Comissão Executiva Nacional da BASE-FUT.
 
 «A injusta redistribuição da riqueza provoca cada vez mais desigualdades, aumentando o fosso entre uma minoria cada vez mais rica e uma maioria mais pobre (é o resvalar da uma parte considerável da classe média para a pobreza);-pode ler-se ainda no resumo do debate daquele órgão nacional que continua:
 «A emigração dos nossos melhores jovns qualificados, (formados com o esforço das famílias e com a contribuição dos nossos impostos) por um lado e por outro, o retorno da imigração aos seus países de origem, devido ao desemprego, a par do envelhecimento da população, (ficam os velhos e as crianças) coloca sérios problemas ao desenvolvimento do país;
Os sinais positivos que os governantes apregoam não são traduzidos numa melhoria de vida dos cidadãos, pois o desemprego mantem-se nos mesmos índices, pois as empresas continuam a despedir (casos de despedimento coletivo) e a fechar; as privatizações “algo” duvidosas prosseguem; Verifica-se que os detentores do poder prosseguem cegamente a política de austeridade, ditada pela Tróica, pressionando o TC e ignorando a Constituição da República e a contestação social.
Perante tal situação, o Presidente da República remete-se ao silêncio, e quando fala é para apoiar a política traçada pela maioria PSD/PP-CDS. A função pública continua a ser o cavalo de batalha, e onde não se vislumbra nenhuma reforma estrutural do Estado, em ordem ao corte das chamadas gorduras.
 O documento papal “Evangelii Gaudimum = Alegria do Evangelho”, apresentado recentemente representa uma “lufada de ar fresco”, um sinal dos tempos, uma crítica explícita, contra o capitalismo, mensagem que não se ouvia tão frontal, de um chefe da Igreja católica, depois do Vaticano II.»

1 comentário:

Jose disse...

O Papa Francisco está realmente a surpreender o mundo! Mas parece que, entre os menos "entusiasmados" com as mensagens e os gestos do Papa, estão muitos católicos que se dizem cristãos, incluindo membros da hierarquia da Igreja Católica Portuguesa.É claro que não o afirmam publicamente... por enquanto! Mas não é dificil perceber isso mesmo...
Como militante cristão, católico, custa-me dizer isto. Mas já andamos cá há muito tempo...
José Manuel Duarte