TRABALHADORES CRISTÃOS QUEREM UMA EUROPA MELHOR!

Extrato do Comunicado sobre as eleições europeias do Movimento dos Trabalhadores Cristãos Europeus«...A crise que vem reinando desde há vários anos, e que começou como uma crise financeira e continuou com a crise da dívida, levou-nos a uma notável perda de confiança na política europeia, o que afeta em grande parte o próprio projeto europeu. O desemprego, a precariedade laboral e os baixos salários representam um grande desafio. O desemprego jovem, sobretudo nos países mais afetados pela crise, alcançou proporções dramáticas.
Como efeito da crise nota-se um aumento da desintegração social. A desigualdade social entre os países membros, e no interior deles, está a crescer. É escandaloso que os ricos sejam os beneficiados da crise e se tornem ainda mais ricos, enquanto os pobres são cada vez mais numerosos. Daí que o MTCE veja a necessidade urgente de um agir mais orientado a criar uma Europa social justa, fiável, convincente e humanitária, a fim de assegurar, desta foma, os valores básicos da União Europeia e construir o futuro da Europa. Só uma Europa social justa conseguirá a aceitação e aprovação, assim como o sentido de pertença dos trabalhadores e trabalhadoras no seio da Europa.
No MTCE estamos convencidos de que se quisermos dar à globalização um rosto humano temos que fazer da Europa um modelo de justiça social. A Europa do futuro deve ser distinta, nova, uma outra Europa, uma Europa que implemente na prática um modelo social europeu. No processo de integração social na Europa, o MTCE mantém firmemente a prioridade do trabalho sobre o capital (Conf. Laborem Exercens nº 12 - João Paulo II). Na Europa encontramo-nos hoje numa encruzilhada. Devemos optar por uma mudança de paradigma. As eleições europeias devem ser instrumento de apoio para conseguir que o modelo social europeu faça caminho....»

Sem comentários: