EMPREENDORISMO SOLIDÁRIO!

Na aprazível e bonita cidade de Toulouse, no sul de França, considerada a cidade francesa com mais influência cultural espanhola, também conhecida pela cidade “rosa” (pelos seus tijolos na construção dos edifícios), teve lugar um intercâmbio de formação “Entreprenariat Solidaire”, promovido por Culture et Liberté Garonne, entre 09 e 13 de Junho 2014. 
Participaram nesta actividade os parceiros: alemão, belga e portugueses, animada por três jovens animadores de Culture et Liberté: o responsável pelas relações internacionais e por dois formadores locais. De Portugal, integraram a equipa indicada pela direcção do CFTL: José Estevão (Algarve); Ana Margarida (Seia), Pierre Marie e Christian Lefeuvre (Coimbra) e José Vieira (Lisboa).
 A formação decorreu alternadamente, ora em sala, com jogos interactivos, com trabalhos de grupos, muito diversificados e plenários, onde as reflexões eram colocadas em comum; ora fora, com visitas de estudos, a experiências validadas e reconhecidas, como “boas práticas”. De regresso à sala, as visitas eram refletidas entre todos e apontadas pistas para o futuro, do empreendorismo solidário. Já depois da formação, aos fins da tarde e depois do jantar, durante alguns serões, foram previstas algumas sessões culturais, como por exemplo: uma exposição pública, na praça do Capitólio – ex-libris da cidade ou uma ida a um espectáculo musical latino-americano no estival de “Rio Louco”. 
No penúltimo dia integramo-nos numa actividade promovida pela universidade de Toulouse, justamente sobre o tema do empreendorismo solidário, a partir de "carrefours" e pequenos grupos, onde eram expostas experiências singulares de cada pais e com painéis onde eram registadas ideias associadas ao tema. Finalmente foi feita uma avaliação interactiva onde cada um/uma escrevia as suas opiniões, depois lidas no grupo, onde foram equacionadas algumas hipóteses de acções futuras – ainda tudo em aberto. Lia-se nos olhares de cada um/uma a satisfação e alegria por este bonito intercâmbio, onde a população maioritária eram jovens entre os 22 e 38 anos, onde se falou o francês, enquanto língua de trabalho. 
José Vieira-participante português

Sem comentários: