INTERCÂMBIO INTERNACIONAL LUSO-FRANCÊS: a escrita como encontro!

Neste tempo de férias, em pleno verão, um grupo de doze franceses e cinco portugueses, viveu intensamente a semana de 3 a 8 de Agosto 2015, no Centro de Formação e Tempos Livres, (CFTL) centrada numa programação diversificada, com caminhadas matinais à mata nacional de Vale de Canas, (para os mais aventureiros), sessões de escrita, idas à praia fluvial do Mondego e descidas à cidade universitária de Coimbra.
Os participantes foram chegando ao CFTL,  naquele agradável fim de tarde de domingo, para uma aventura à voltas das palavras. Os animadores foram acolhendo os inscritos, fazendo o reconhecimento da casa, com um vinho Madeira nas boas-vindas, oferecido pela nossa amiga Celeste Carvalho, seguido de um frugal jantar, devidamente preparado pelo cozinheiro Fredy.
A semana decorreu conforme programada, entre saídas ao exterior e sessões de escrita, no próprio Centro ou em momentos planeados nas saídas, ao Piódão, à casa da Escrita (Coimbra)  e às salinas da Figueira da Foz.
Raramente se consegue um grupo tão equilibrado, tanto a nível de género, como de jovens e menos jovens, com um número maior de franceses afectos a Culture et Liberté da região de Garonne ou de outras partes de França, todos curiosos por descobrir o país e viver uma experiência diferente.
Escreveram-se textos, ouviram-se os sons das palavras ditas e entendidas, leituras de textos apropriados, muitos sorrisos, gargalhadas, aplausos, emoções. A animação foi partilhada entre o Christian e José Vieira, e igualmente do Patrick, Danièle, Ludo e Laure (em jogos lúdicos).
Assim, a partilha, a aprendizagem experimental, as sinergias e as trocas foram a expressão forte da convivência, de cidadania participativa e actuante, fonte de vida.

Todos saímos mais confiantes, mais assertivos, mais presentes neste mundo que muda. Uma semana inolvidável, de cujos momentos guardamos um excelente recordação “souvenir”.
José Vieira 

Sem comentários: