INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO EM CALL CENTERS!

O investigador João Carlos Louçã debruçou-se sobre o estudo dos call centers , no âmbito da tese de mestrado na área de antropologia, na Universidade Nova de Lisboa, em 2002. Depois de uma investigação de um ano e meio nasceu o livro “ Call Centers – trabalho, domesticação, resistência”. Louçã explica que, na altura, “bastava olhar à minha volta e todos os meus amigos e amigos dos meus amigos estavam a trabalhar em call centers e, portanto, foi um tema relativamente óbvio”. Além disso, também “por ter tantas histórias de híper - exploração, apeteceu-me contar e registar no trabalho que fiz”. Começou, assim, a observar as formas de trabalho intenso e o controlo que era feito à mão-de-obra. No livro “Call Centers – Trabalho, domesticação, resistência”, o autor retrata “a forma como se trabalha, quem são estes trabalhadores, os mecanismos de dominação dentro do call center, a hierarquia, o mecanismo dos prémios como forma de controlo comportamental dos trabalhadores, muitos outros mecanismos, e as formas de resistência”.VER TEXTO

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