DEBATE SOBRE A FELICIDADE NO TRABALHO!

«..O seminário promovido pelo Sindicato Krifa foi, sem dúvida, uma iniciativa muito interessante tanto no domínio das metodologias de trabalho como dos conteúdos. A abordagem do trabalho na ótica de criar condições para a felicidade e bem -estar dos trabalhadores. Efetivamente a satisfação no trabalho exige um conjunto de condições e de fatores que o seminário abordou mais numa óptica psicológica do que sociológica.
 O stresse e os riscos psicológicos devem ser integrados na prevenção dos riscos profissionais porque são fortes adversários da criação de felicidade no trabalho. As condições de segurança e saúde e a remuneração são básicos mas não são suficientes. É necessário investir noutros fatores para se conseguir o bem -estar, a motivação ou felicidade no trabalho. Destacamos a importância dos objetivos, o ambiente de trabalho, a relação com os colegas e chefias e o equilíbrio entre a vida familiar e profissional.
As organizações sindicais têm um papel central na promoção do bem -estar no trabalho e na felicidade dos trabalhadores. Para além da reivindicação e negociação os sindicatos podem desenvolver várias iniciativas sociais e culturais que podem contribuir para locais de trabalho saudáveis e felizes.

Os constrangimentos colocados pela organização do trabalho á saúde e satisfação no trabalho, hoje já debatidos na Europa, foram pouco aprofundadas neste seminário. Alguns participantes sentiram que, de facto, a Dinamarca é um caso único e uma referência no domínio das relações laborais...» (Extraído do Relatório sobre o Seminário internacional promovido pelo sindicato KRIFA realizado em Copenhaga em Setembro passado e no quadro do projeto EZA sobre os grandes desafios da segurança e saúde no trabalho).
Informação laboral

Sem comentários: