O NATAL E O CONSUMISMO!

A Comissão Executiva Regional da BASE-FUT, à semelhança de anos anteriores, convocou para o passado dia 5 de Dezembro 2015, os militantes, simpatizantes e amigos, para o debate relacionado com a época natalícia e para o convívio fraterno e partilha, com os alimentos que cada um trouxe para compartilhar.
A sala grande encontrava-se enfeitada com verduras trazidas pelo Ludovino e pelo Zé Vieira, as cadeiras encontravam-se alinhadas e a mesa estava posta com bolos, salada de polvo, bolinhos, sumos e vinhos licorosos e de mesa.
Esperamos um pouco para ver se chegava mais alguém. Abriu o debate a Manuela Varela que contextualizou o evento, salientando as palavras da Vitória Pinheiro “o encontro faz-se com os que cá estão”.
De seguida a Maria e João Lourenço passaram dois pequenos vídeos para nos introduzir na temática: a salvaguarda da terra-mãe e a pobreza que persiste na India e grassa no mundo.
Tendo por base as introduções, as pessoas foram exprimindo as suas ideias associadas aos temas e o tipo de vida consumista que se vive nas sociedades capitalistas actuais.
“Se queremos deixar um futuro aos nossos filhos temos de mudar o nosso estilo de vida”. O planeta sofre e é explorado como nunca, pelo sistema capitalista, que nos sujeita ao consumismo ilimitado. Ora tudo tem limites. E não nos esquecemos que estamos todos, apenas de passagem nesta terra.
Antes de terminar a Manuela Varela falou-nos da nossa dádiva solidária, que este ano é canalizada para a organização, que bem precisa de fundos para a sua vida do dia a dia.
Seguiu-se o reconforto dos nossos corpos, com as iguarias trazidas para partilhar. Tudo estava muito bom mas faltava os cânticos de natal e dos que se foram improvisando para abrilhantar a festa. Foi um momento importante nas nossas vidas, pois todos necessitamos de partilha, paz e amor para prosseguir a luta por um mundo melhor, mais justo e fraterno.
 José Manuel Vieira


Sem comentários: