ISLAMISMO RIMA COM TERRORISMO?

 
Islamismo não rima com terrorismo, embora pareça a alguns que sim, e muitos o afirmem.
É um facto que acontecem atentados terroristas, em vários lugares, como tal reconhecidos, e continuam a dar-se muitos outros, que por serem antigos, se passa adiante, embora pessoas (aos milhões), grupos, e comunidades continuem postos fora de circulação.
Este debate tem de ser feito, uma vez que vivemos num mundo intercultural que dia a dia se adensa, e se torna mais complexo, complicado, terrivelmente interrogador.
Bento Domingues reflete sobre este estado de coisas no artigo (do Público, 10. Abril) que deixamos como introdução ao aprofundamento a fazer.
“…Os antigos pensavam que o mundo começou perfeito, mas degradou-se progressivamente…No entanto, quando parece que chegou à degradação sem remédio, surge sempre uma esperança…
Num mundo em mudança acelerada, produz-se uma disfunção entre o tecno - económico e o sentido de vida dos cidadãos e das suas identidades. Entre as fontes onde podem ser recuperadas, encontra-se o mundo das religiões. Entre estas, destaca-se o islão e o cristianismo. Mas estas estão a afirmar-se na pior das suas configurações, no fundamentalismo. Por vezes até como justificação religiosa do terrorismo.”

No século IV antes de Cristo, Sócrates tinha um outro lema que norteava a sua vida:
“Não sou ateniense nem grego, sou cidadão do mundo. "


ISLAMISMO RIMA COM TERRORISMO?

. Uma religião fundamentalista gera a guerra?
. Uma cultura de diálogo, não basta…
. É possível fazer aos outros aquilo que gostamos
  que nos façam? Será o caminho?

Animador do debate:

Paulo Mendes Pinto
Professor de Ciências das
Religiões,
Universidade Lusófona

Na Rua Maria, 15, (Sala da BASE - FUT)
. Aos Anjos - Metro do Intendente
21. Abril. 2016
das 18 às 20 e 15



Sem comentários: