A CIMEIRA DE PARIS, O PAPA E O PLANETA AMEAÇADO!

“A Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco, reúne o que de melhor há na pesquisa científica sobre a realidade ecológica e representa o melhor contributo que a Igreja Católica podia dar para encorajar cientistas e políticos de todo o mundo para a urgência de salvar o Planeta e a vida das populações mais ameaçadas” - Sublinhou Francisco Ferreira, conhecido fundador da QUERCUS e seu ex-presidente, na conferência que teve lugar na Covilhã, dia 9 de Abril, na sala principal do Centro Paroquial de S. José,  promovida pela LOC/ Movimento de Trabalhadores Cristãos e pela organização Base-Frente Unitária de Trabalhadores.

          O que representa para a Igreja e para a Humanidade a Encíclica sobre o Cuidar da Casa Comum. O que está em causa para a sustentabilidade do Planeta e das populações mais pobres e fragilizadas. Foram pontos centrais da conferência que contou com a participação de 60 pessoas de todas as idades.

          Engenheiro do Ambiente e presidente da Associação Ambientalista ZERO, partilhou o seu estudo aprofundado da Encíclica e explicou porque  considera a “Laudato Si” - publicada em Maio de 2015, precisamente no ano em que as Nações Unidas realizavam a Cimeira sobre o Desenvolvimento Sustentável e a Cimeira sobre o Clima -  “um documento notável e de uma extraordinária actualidade para entender (Ver) o que está em causa, confrontar com os ensinamentos dos princípios cristãos (Julgar) e encontrar sinais de esperança no acção e nas respostas que cabem a todos (Agir).”

          Francisco Ferreira que participou como perito português na referida Cimeira do Clima,  em Dezembro último, falou detalhadamente dos objectivos, das metas e dos compromissos assumidos no “Acordo de Paris” para travar o aquecimento global do Planeta. E salientou:
          “Na segunda metade do nosso século o recurso aos combustíveis fósseis deverá ser substituído por energias renováveis e alternativas, ou cidades inteiras ficarão submersas, segundo as previsões da comunidade científica que participou na maior Cimeira de sempre das Nações Unidas sobre o Clima em Paris, com a participação de chefes de Estado e de Governo dos 195 países representados na ONU.”

          Na parte final, o conferencista respondendo a perguntas e interpelações, falou de exemplos, de atitudes e acções que podem estar ao alcance do cidadão comum, sublinhando que não se pode amar a Deus esquecendo a responsabilidade que todos temos em contribuir para deixar às gerações vindouras a nossa Casa Comum sem os perigos que ameaçam a vida de tantas populações...
           Com a sua comunicação pedagógica e próxima, Francisco Ferreira, também professor universitário, cativou os participantes na conferência e ao fim de cerca de três horas ninguém tinha pressa de terminar, não fora a exigência do regresso de comboio a Lisboa.

José Manuel Duarte
(O autor escreve dispensando o Novo Acordo Ortográfico)
         

          

Sem comentários: