APR0FUNDAR PARA AGIR E PREPARAR 0 FUTUR0!



 Por João Lourenço
Em Maio 2016 no XVI Congresso da Base-F.U.T. Iniciou-se na região de Lisboa e Vale do Tejo o aprofundamento do tema «Olhar Para o Futuro: Uma Nova Sociedade Sustentada» que nos preocupa porque temos a plena consciência da transformação e das mudanças que esta nos traz. Certamente que nós e os nossos descendentes seremos atingidos no resto das nossas vidas.
Refletir, desenvolver e aprofundar o que vem aí, passa pela informação e pelo conhecimento, assim como o acompanhar das situações de toda a evolução e inovação. O desenvolvimento e o poder da tecnologia como a internet, está a impulsionar grandes transformações sociais, culturais, politicas e económicas e a trazer potencialidades humanas nunca antes existentes. Muitos cidadãos têm esperança e outros compreensivelmente têm medo deste futuro. Estamos perante uma revolução tecnológica trazida pelo conhecimento e saberes que ainda não chegou a todos. O desenvolvimento das energias elétricas renováveis, da robótica e dos automatismos como da “inteligência artificial ” dará qualidade de vida mas amedronta com a libertação do ser humano perante o trabalho.    
Esta nova realidade mostra-se inevitável, podemos mesmo compará-la com o início da era industrial do século XIX. A sua inovação é revolucionária, procurar ignorá-la ou mesmo tentar escondê-la como se não existisse significa que não haverá outro futuro a não ser aquele em que vivemos, mas isso já não é possível. Pelo contrário estar atento no que está a acontecer e a mudar profundamente vai dar-nos novas oportunidades e um desenvolvimento mais sustentado e humanizado.
Este post inicia o aprofundamento e a discussão deste tema de uma forma regular, contamos para isso com o vosso contributo criticando e contribuindo com ideias e noticias.

João Lourenço é sindicalista e militante da BASE-FUT

Sem comentários: