O JOGO DOS ESPELHOS OU A CORRUPÇÃO DOS CONCEITOS PELA CLASSE DOMINANTE!


Uma das mistificações da propaganda da classe dominante, porventura a mais poderosa, é a sua capacidade em corromper a força dos conceitos, subvertendo-os ou fazendo uma construção ideológica que lhe convém.
Está neste caso a utilização do conceito do “liberalismo” no actual movimento de globalização do mercado e a liberalização de circulação de capitais. A isto chamam de “neo-liberalismo”. E mesmo nós embarcamos na conversa.

Há uma enorme diferença entre o liberalismo e o neoliberalismo.
O liberalismo teve como objectivo “Demolir o sistema das comunidades de oficio e abolir todas as regulamentações proteccionistas que impedem a livre circulação dos trabalhadores e, pelo mesmo ato, assegurar a liberalização da economia…” (Castel,1995)

O neo-liberalismo foi o movimento político que conseguiu a liberalização de circulação do capital, libertando-o da regulação dos governos nacionais dos países onde sacam os seus lucros.
Com claridade podemos dizer que o liberalismo libertou os trabalhadores de um sistema ainda feudal, muito embora fosse uma política que favorecia a revolução industrial e o florescimento do capitalismo.
O neo-liberalismo libertou o capital das normas e regras dos governos nacionais, aproveitando a globalização e a revolução tecnológica.

Esta revolução permitiu a metamorfose do capitalismo para o “clonismo financeiro”. O capital já não precisa da economia para se reproduzir e acumular lucros. Reproduz-se a si próprio, com a invenção dos chamados produtos e veículos financeiros e outras artimanhas, camuflando-se nas redes virtuais a que chamaram “offshore”. Na actualidade mentêm-se os dois sistemas, mas é notório que quem domina é já o sistema emergente: “o clonismo financeiro”.

20/10/2016

José Ricardo

Sem comentários: