0 TRABALH0 PRECÁRI0 NÃ0 PODE SER N0RMAL!

A resposta ao trabalho precário é a exigência do principio de« um posto de trabalho permanente/necessidade permanente requer um emprego permanente». 0 Trabalho normal deve ser o
trabalho com garantias, direitos e deveres estabelecidos e negociados  permitindo a estabilidade pessoal, familiar e social aos trabalhadores! Para se alcançar este objetivo é necessário combater a precariedade laboral ao nível legislativo, alterando o código do trabalho, e promovendo a organização dos trabalhadores precários para que possam ser uma força real e impulsionadora das necessárias transformações! Esta é uma das conclusões do Oficina sobre a precariedade laboral e ação sindical realizada no passado dia 26 pela BASE-FUT em Lisboa.
O melhor caminho será aproveitar as organizações sindicais que existem e lutar dentro das mesmas para que integrem as reivindicações dos precários.Isso não impede que, sendo necessário, os trabalhadores precários se organizem em associações específicas para o efeito.0s participantes da 0ficina reconhecem que os sindicatos terão que dar mais atenção aos trabalhadores precários e desempregados, sendo necessário reforçar a ação nos locais de trabalho,na base, onde efetivamente o sindicato morre ou sobrevive!
Por outro lado é também necessária a organização dos trabalhadores independentes portugueses para poderem melhorar o seu estatuto laboral. Os trabalhadores a recibos verdes precisam de um modelo específico de proteção social que lhes garanta os direitos dos outros trabalhadores. Os trabalhadores com falsos recibos verdes devem ser integrados nos quadros como trabalhadores efetivos.
A Comissão para os Assuntos do Trabalho  vai promover novos encontros sobre a precariedade laboral e ação sindical, nomeadamente na Marinha Grande e no Porto.

Sem comentários: