VALORIZAÇÃO SALARIAL E RECUPERAR PODER DOS TRABALHADORES!

A Comissão para os Assuntos do Trabalho da BASE-FUT reuniu no passado
dia 14 de Janeiro no Centro de Formação e Tempos Livres, em Coimbra, para avaliar a situação social e laboral, bem como perspectivar a acção para 2017.Do debate efetuado salientamos alguns aspectos mais relevantes e as decisões mais pertinentes.

1.Quadro geral político e social
A situação social e política na Europa e em Portugal continua complexa e com tendências preocupantes para a vida democrática e de bem-estar dos trabalhadores. Particularmente preocupante é a falta de solidariedade e coesão política e social na Europa com o crescimento de nacionalismos conservadores e xenófobos, com a fragmentação de correntes políticas progressistas e com o alheamento da vida cívica de largos sectores da população.
Infelizmente não se vislumbra uma mudança significativa nas políticas das instituições europeias, em particular nas políticas económicas e sociais que condicionam fortemente o desenvolvimento dos Estados membros mais periféricos como é o caso de Portugal. O nosso País vive assim um tempo difícil apesar de ter um governo apoiado pelos partidos de esquerda. Os constrangimentos europeus são de tal ordem que estão em causa os serviços públicos e a protecção de largos sectores da população mais pobre.
Apesar de alguma recuperação de rendimentos e de um melhor ambiente político esta situação, a manter-se, poderá conduzir a curto prazo a uma certa frustração de espectativas, em particular dos trabalhadores portugueses apesar do recente aumento do salário mínimo e da descida do desemprego.

 Efetivamente em 2017 vão continuar os elementos essenciais da crise que temos vivido. Há gente que continua em situação grave de desemprego e pobreza, nomeadamente uma larga percentagem de trabalhadores na precariedade ou com salários muito baixos.Ver documento completo

Sem comentários: