AFINAL O QUE É A BASE-FUT?

Com frequência as pessoas perguntam:afinal o que é a BASE-FUT?Não é um partido político nem um sindicato dizemos.Também não é uma organização não governamental típica!
Claro que é uma associação política muito especial cujo coração é o trabalho digno e a promoção e emancipação dos trabalhadores!Uma plataforma de animadores sociais, de gente ligada à atividade sindical, social e cultural!Sim!Mas qual a sua filosofia e ideias fundamentais?Quais os valores que defende e utopias que procura?
Um valor fundamental é, de facto, a luta pelo trabalho digno, ou seja, um trabalho com direitos e deveres com destaque para o direito a uma remuneração justa, tempo de descanso e vida social e familiar,bem como direito à livre organização e ação sindical.Direito à dignidade e participação social , económica e política!
Um objetivo importante é a promoção de uma economia ao serviço das pessoas,sustentável sob ponto de vista social e ambiental, de supremacia do trabalho sobre o capital!
Uma terceira dimensão é o valor da participação/autogestão.Há que superar um sistema económico que transformou o trabalhador numa mercadoria, num mero custo, factor de produção, uma «coisa»!0s trabalhadores como produtores cidadãos podem ser atores dos seus destinos através da autogestão económica, sindical e cultural.
São estes alguns dos valores fundamentais que unem os militantes da Base-FUT.Estes valores exigem debate livre, organização coletiva, responsabilidade e empenhamento de cada um!A BASE-FUT não tem uma cartilha ideológica,tem antes um património comum de ideias produzidas através da ação militante e da história dos trabalhadores!
Informação laboral

Sem comentários: