VAL0RIZAR O SINDICALISM0 É VAL0RIZAR O TRABALH0!

A atual sociedade de hiper consumo, competitiva e depressiva, onde o mercado comanda a vida, o trabalho da maioria das pessoas é altamente desvalorizado!Os detentores do capital há muito que definiram uma estratégia de desvalorização do trabalho para manter os salários baixos, conter as reivindicações dos trabalhadores e acumular a riqueza e o poder numa minoria.
Nesta estratégia de desvalorização do trabalho, o ataque às organizações de trabalhadores é uma pedra angular, ou seja, um elemento chave da mesma.Assim a desvalorização sindical e o enfraquecimento dos sindicatos é componente essencial da desvalorização do trabalho e do aumento da exploração dos trabalhadores!
0ra esta constatação deve fazer pensar quem quer valorizar o trabalho, quem luta pelo trabalho digno!Há gente militante e até organizações sociais e políticas que podem contribuir para a desvalorização do trabalho desvalorizando os sindicatos ou sendo tão críticos dos mesmos!Uns, porque muito radicais nas suas opções, consideram que os sindicatos fazem parte do sistema de exploração, são reformistas e são uma ilusão para os trabalhadores, outros consideram que os sindicatos são dominados pelos partidos, ou pelos partidos que não o deles,e portanto também os desvalorizam!0utros ainda consideram que não precisam do sindicato para nada pois safam-se muito bem sozinhos!
Podemos assim verificar que a desvalorização sindical não é apenas uma atitude dos conservadores e individualistas.Há bastante gente de esquerda que entra nesta armadilha de dispensar os sindicatos!

0ra, a crítica às organizações de trabalhadores, nomeadamente às suas práticas não democráticas e sectárias ou ás suas reivindicações e estratégias é saudável mesmo quando injustas!Mas criticar é responsabilizar,ou seja, a minha crítica apenas tem sentido completo quando eu procuro soluções, faço um combate no terreno para que as coisas melhorem! 0 facto de que a orientação sindical não seja a que mais me agrada segundo as minhas convicções não me coloca numa posição de desvalorização permanente ou de alheamento.
Há que afirmar, criticamente, o valor intrinseco e fundamental das organizações dos trabalhadores como instrumento essencial para a distribuição da riqueza, promoção e emancipação dos mesmos!Sem organizações de trabalhadores fortes não existe uma verdadeira democracia!
Até ao momento não foram criadas melhores organizações dos trabalhadores!Os sindicatos são a maior organização social do mundo apesar das suas grandes limitações!Sem elas o mundo seria muito mais injusto e penoso para quem trabalha!São muitos os estudos, nomeadamente da OIT a demonstrar esta realidade!
Informação laboral

Sem comentários: