PERFIL DOS TRABALHADORES PORTUGUESES!

De acordo com os dados do INE para 2015 os homens representam 51,3% da população
empregada!Segundo o Inquérito às Condições de Trabalho em Portugal pouco mais de metade da população trabalhadora inquirida tem no máximo 39 anos, sendo que o grupo etário que concentra um maior número de pessoas é o dos 35 aos 44 anos.
Cerca de 44% das pessoas trabalhadoras atingiram , no máximo,o 3º ciclo do ensino básico.Por outro lado 18,7% possui o ensino superior.A percentagem de pessoas licenciadas é maior entre os trabalhadores mais novos.São os homens que detém níveis de escolaridade mais baixos.
As mulheres trabalhadoras inquiridas, por comparação com os homens,assumem protagonismo nas profissões que exigem um maior nível de qualificação: com 11,6% das mulheres a enquadrarem-se na categoria «especialistas das atividades inteletuais e científicas (face a 6,5% dos trabalhadores homens).
As pessoas inquiridas desenvolvem a sua atividade profissional em entidades empregadoras que se caraterizam, antes de mais, pela sua pequena dimensão: 47% são entidades com menos de 10 trabalhadores/as.As mulheres caraterizam-se por se inserirem em entidades empregadoras de micro dimensão e média dimensão.Os homens salientam-se pela sua forte presença em entidades de grande dimensão.
O contrato de trabalho sem termo ainda é o predominante entre os trabalhadores inquiridos representando cerca de 70,6% do total ( com 71,3% mulheres,69,9% homens).Por outro, lado aproximadamente 27% dos trabalhadores/as estão abrangidos por contratos de trabalho de diferentes tipologias onde é estabelecido um termo para o mesmo.
Seguindo tendências internacionais os contratos de trabalho com termo certo estão sobretudo presentes nas pessoas mais jovens abrangendo mais de metade dos trabalhadores/as com idade inferior a 35 anos.
Os contratos de trabalho com termo são, na generalidade, contratos de trabalho de curta duração-48,2% têm uma duração inferior a um ano.Dados retirados do Inquérito às Condições de Trabalho em Portugal Continental/ACT.

Sem comentários: