Criado Movimento de Cidadania na covilhã

Depois de um percurso de seis meses com reuniões frequentes à volta de questões de cidadania, um grupo de cidadãos da Covilhã apresentou agora publicamente a Declaração de Princípios do Movimento de Cidadania Covilhã (MCC).

Este Movimento propõe-se trazer ao debate público ideias, questões e problemas que considera relevantes para a vida dos cidadãos da cidade e do concelho da Covilhã.

O MCC “afirma-se totalmente independente de todos os partidos políticos e de grupos confeccionais, não aceitando como seus dirigentes quaisquer responsáveis partidários, deputados, membros do governo e das autarquias e responsáveis de grupos confeccionais, sem prejuízo de um diálogo permanente, colaboração e participação em realizações de ambos os lados com todas as pessoas e todas as instituições”.

No debate público de apresentação do MCC sobre a Cidade e Cidadania, que teve lugar a 6 de Março, intervieram como convidados três representantes do Movimento de Cidadania de Coimbra, este já com alguns anos de experiência. Foram eles: Dr. José Reis (prof. universitário), Dra. Ana Pires (ex-Delegada Regional da Cultura) e Arquitecto Giovanni Allegretti, os quais salientaram o papel que estes movimentos podem ter para que a democracia não seja apenas representativa, mas se transforme numa democracia participativa.

Fernando Paulouro Neves, director do Jornal do Fundão, que moderou o debate, sublinhou por sua vez: “Num país em que a apatia cívica, estimulada pelos medos, tem historicamente tão longa duração, abrir a pluralidade do pensamento ao discurso sobre a cidade (e sobre as cidades), estimular a crítica como dimensão actualizada e actualizante da cidadania, faz parte da mudança. E é exemplo de que não é possível viver sem ideias.

José Manuel Duarte

(Membro fundador do Movimento Cidadania Covilhã)

2 comentários:

Paulo Caetano disse...

Caros Amigos,
tive agora conhecimento do Blog e da página da Base, e está com bom aspecto.
Contudo, fica a sugestão de colocar a data dos posts (Blog).
E qual o e-mail para podermos mandar informações/artigos?
1 Abraço para todos,
PCaetano.

che disse...

Pode ser uma boa forma para proporcionar uma maior participação das pessoas na cidade, nas políticas da cidade.Mas será correcto "marginalizar" as pessoas de partidos?Mas, qual tem sido a prática dos partidos?Queimar as iniciativas que julgam perigosas para o sistema como o caso do Forum Social.