MEGAMANIF DA CGTP-E AGORA?


Ontem, 13 de Março, a CGTP realizou mais uma grande manif, a primeira em 2009,contestando as políticas económicas e sociais do Governo de Sócrates. A Avenida da Liberdade ficou cheia até aos Restauradores com gente de todo o País.Gente em geral pobre como é aliás costume.Trabalhadores que nunca tiveram salários aceitáveis e após tantos sacrifícios ainda têm o machado do desemprego em cima da cabeça!

Viram-se mais jovens e gente de "colarinho branco", rostos fechados muitos, outros mais sorridentes e "sempre numa boa" logo que seja para uma manif.
As palavras de ordem, sem grande novidade, insistiam na necessidade de uma política diferente e um novo rumo para o País.Carvalho da Silva em plenos Restauradores expicaria de forma pedagógica e firme as propostas da CGTP para a Crise.Era tempo de responsabilizar todos os partidos pelo futuro, agora que vamos ter eleições.

É, porém, aqui que está um dos nossos problemas!Amanhã ,ou hoje mesmo, Sócrates, ou alguém do Governo, dirá que este tem toda a legitimidade para fazer as políticas que entende porque tem uma maioria eleitoral.Ou seja ,há quatro anos deram-lhe o voto, inclusive muitos dos manifestantes presentes.Deram-lhe carta branca pelos vistos para governar como melhor entender!
O peso organizado dos trabalhadores no PS é muito fraco.A UGT socialista deu o seu aval à maioria das políticas Sócrates, nomeadamente as políticas de submissão, humilhação e destruição do estatuto dos funcionários públicos.

Uma fracção partidarizada do movimento dos trabalhadores considera que estas manifestações desempenham um papel importante no desgaste do Governo ...o que talvez seja verdade.Porém os resultados vão ser mais uns votos nos outros partidos da esquerda e uma maioria relativa para o PS ou para o PSD? E não tem sido este o nosso fado?E os trabalhadores, entretanto, vão de manif em manif de ano após ano perdendo quase tudo o que deu Abril.
Existe uma outra fracção politizada do movimento dos trabalhadores que já desistiu deste sindicalismo de "tropa de choque" de constante frustração de expectativas em que trabalha como a formiguinha para as cigarras partidárias!

A CGTP, embora desenvolvendo um sindicalismo reivindicativo não desenvolve as estratégias necessárias para um maior avanço político do movimento dos trabalhadores.Qualquer governo sabe que quando muito a CGTP não passará de uma greve geral organizada por ela mesma .Essa incapacidade de gerar novas alianças,pese uns esporádicos apelos à Igreja por Carvalho da Silva reforça ainda mais o peso do PCP na Central mas também o seu progressivo isolamento nacional e internacional!
Os trabalhadores portugueses e as suas organizações estão cada vez mais enredadas nas teias que outros teceram e em teias que os seus próprios dirigentes tecem....

Sem comentários: