AINDA OS VENTOS DE MUDANÇA!...



Ainda sobre o debate «Ventos de mudança em Portugal e na Europa»-Covilhã.
Este foi o tema central do Encontro – debate que teve lugar no Seminário do Tortosendo, no dia 19 de Maio último, onde os participantes debateram e identificaram sinais e processos de mudança que anunciam um outro caminho capaz de contrariar a imposição dos grandes interesses financeiro insaciáveis e especulativos sobre a vida dos povos e a economia dos países.

Perante as políticas de violenta austeridade que estão a conduzir ao empobrecimento das populaçõe (ao mesmo tempo que mantêm e favorecem grandes privilégios) e ameaçam destruir o projecto europeu, os três animadores convidados debateram com os participantes sobre os sinais e vento de mudança que se agitam.
Um novo discurso político que ganha expressão em resultado das eleições presidenciais francesas. As vozes que de diversos quadrantes políticos se levantam a afirmar que este caminho de austeridade pode levar à destruição do projecto europeu. As notícias que chegam das eleições regionais na Alemanha num sinal de contestação às políticas da chanceler alemã. E o implosivo resultado das próximas eleições na Grécia – são alguns desses sinais de mudança.

Num outro sentido, falou-se dos movimentos de cidadãos que, nomeadamente em França, se mobilizam para trazer ao debate um novo paradigma do sistema económico que respeite o Planeta ameaçado do lado dos recursos não renováveis e do lado do impacto ambiental. A Iniciativa da Auditoria Cidadã à dívida pública em Portugal, protagonizada por cidadãos do Movimento Democracia Participativa e a recolher crescentes apoios – são outros sinais a encorajar a cidadania e a reforçar o papel das organizações de cidadãos.

Os participantes no Encontro e as organizações promotoras anunciaram a realização de outros debates sobre a evolução política e social no nosso país, sobre as agressões ao mundo laboral e aos direitos dos trabalhadores, desempregados ou não, cujas consequências – no entender dos organizadores do Encontro – estão a tornar num inferno a vida de tantas centenas de milhares de jovens e adultos e de tantas famílias e a aprisionar a economia do país.

António Cardoso Ferreira, médico e dirigente associativo, António Rodrigues Assunção, professor e historiador, e João Lourenço, sindicalista e dirigente associativo, foram os principais animadores do Encontro, promovido pela LOC/ Movimento de Trabalhadores Cristãos, e as associações: Base – Frente Unitária de Trabalhadores; Grupo Aprender em Festa (Gouveia); e o Movimento da Democracia Participativa.

José Manuel Duarte (Organização)

Sem comentários: