GREVE GERAL IBÉRICA E JORNADA EUROPEIA DE LUTA!

No próximo dia 14 de Novembro a CGTP e as centrais sindicais Comissiones Obreras e UGT espanholas vão realizar greves gerais em Portugal e Espanha respetivamente!Em solidariedade a Confederação Europeia de Sindicatos determinou uma jornada de luta e solidariedade para o mesmo dia, num esboço do que poderá ser uma GREVE GERAL EUROPEIA!

«A reunião do Comité Executivo da CES de 17 Outubro de 2012 apela a um dia de acção e solidariedade a 14 de Novembro de 2012, incluindo greves, manifestações, comícios e outras ações, com vista a mobilizar o Movimento Sindical Europeu para apoiar as políticas da CES, conforme estabelecido no Contrato Social para a Europa.


2. O Comité expressa a sua forte oposição às medidas de austeridade que estão a arrastar a Europa para a estagnação económica, de facto para uma recessão, bem como para o desmantelamento consecutivo do Modelo Social Europeu. Estas medidas, longe de restabelecerem a confiança, apenas servem para agravar os desequilíbrios e para criar injustiças.

3. Apesar de apoiar o objectivo de consolidação das contas, o Comité Executivo considera que apenas se poderá pôr fim à recessão pelo abrandamento das restrições orçamentais e pela eliminação dos desequilíbrios, com vista a atingir um crescimento económico sustentável e a coesão social, respeitando os valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais.»Ver declaração

A BASE-FUT apoia esta jornada de luta europeia e apela á participação na greve geral!Oportunamente tomará posição sindical sobre esta jornada de luta contra as políticas da austeridade e perda de direitos!

NOTA: A Uniõn Sindical Obrera (USO), a terceira central sindical da Espanha e com quem a BASE-FUT tem relações históricas, também convocou a greve geral para o dia 14 de Novembro!

Sem comentários: